Store in store: por que grandes varejos estão investindo nesse modelo?
O varejo físico está sempre em busca de se renovar e adotar práticas que sejam atrativas para o consumidor. Mas, como causar atração em um mundo que está cada vez mais digital, tanto por praticidade como por necessidade? Nesse cenário, o store in store se torna um grande aliado.
O termo store in store significa, exatamente, loja dentro de outra loja. Para ilustrar esse conceito, podemos imaginar uma livraria, local em que, normalmente, encontramos também alguma cafeteria ou um quiosque similar.
Dentro de supermercados, é bastante comum encontrar floriculturas e lanchonetes, que são atrativas ao consumidor. Esses dois exemplos ilustram de forma simplificada o que é o store in store.
Os varejistas podem ficar tranquilos, pois essa modalidade não busca criar competição ou acirrar os negócios entre marcas distintas. Ao contrário, o modelo store in store se torna ideal quando os dois estabelecimentos se complementam, oferecendo, assim, uma melhor experiência ao consumidor.
Obviamente, é necessário traçar o perfil do público e entender se os dois negócios cumprem com um principal requisito: a sinergia entre produtos e serviços oferecidos para o consumidor. Se sim, aliada com uma boa comunicação, essa estratégia tende a trazer resultados muito positivos para todos os lados.
A Green Retail Solutions, como uma referência no setor varejista, além de prestar serviços para o varejo, também está sempre atenta às novidades do mercado. Por isso, ao longo do texto, você vai conhecer um pouco mais sobre o SIS, além de casos de sucesso que envolvem esse modelo!
Store in Store: a Casas Bahia Experience
Um exemplo claro e recente de store in store é o da Casas Bahia. Também chamada de CBxp (Casa Bahia Experience), a megaloja localizada na Marginal Tietê, em São Paulo, tem uma proposta diferente das demais.
Abrigando outras lojas dentro de si, em uma área dedicada só para isso. A megaloja busca oferecer produtos e serviços diversos dentro de um único ambiente, complementando a experiência do consumidor.
A grande inauguração aconteceu no dia 18 de novembro de 2021 e contou com inúmeras atrações. Uma delas é uma mini sala de cinema, criada pela LG, a fim de oferecer um espaço de cinema para os consumidores.
Experiência imersiva em seu estado mais puro.
As crianças também podem aproveitar um espaço só para elas dentro da megaloja da Marginal Tietê. O espaço conta com tobogãs e um ambiente completo para brincadeiras pensado na diversão dos mais novos.
Além disso, muitas outras marcas estavam presentes no espaço com experiências únicas que, além de intensificar a relação marca-consumidor, também traziam reconhecimento para a megaloja como um todo.
O store in store desta loja das Casas Bahia foi pensado para causar uma experiência imersiva não apenas em um consumidor, mas também em toda a sua família.
Outros exemplos de store in store
O sistema store in store é um velho conhecido dos varejistas, já que sua realização não é algo novo e muitas marcas já foram bastante beneficiadas com esse modelo e estratégia.
Um exemplo de bastante sucesso é o caso da marca Swift. Voltada para o segmento alimentício de carne, a Swift deu o pontapé inicial no sucesso da marca com a ajuda do store in store. Dentro de supermercados e hipermercados ainda é possível encontrar um espaço totalmente dedicado às carnes e produtos da Swift.
Mas devido ao reconhecimento da marca, a empresa de carnes pode abrir dezenas de lojas espalhadas por todo o país, tornando-se independente e contando com lojas físicas únicas e exclusivas que têm muito sucesso. Tudo por conta de uma estratégia de store in store bem definida.
Outra marca que apostou no modelo e se deu bem foi a Daiso Japan. Em 2013, a marca fez uma parceria com o Hirota Supermercados, que deu frutos bastante positivos para a Daiso. Agora em 2021, a marca optou por fazer um modelo store in store com a Soneda Perfumaria, em uma loja no centro de Guarulhos, na Grande São Paulo.
De 2013 para cá, a Daiso Japan abriu inúmeras lojas no país e apostar em outro SIS só trará mais benefícios para ela.
Store in store como força para impulsionar o varejo
O modelo store in store é ideal para manter o consumidor por mais tempo dentro de loja de uma maneira espontânea e eficiente. Mas, para ir além das questões de atração, o SIS possui riscos e investimentos iniciais menores, o que é agradável para o empreendedor.
Em um mundo cada vez mais digital, o SIS contribui diretamente para a segurança das lojas físicas no setor varejista. Afinal, nada substitui a ida presencial a uma loja para adquirir um produto, seja ele qual for.
E é exatamente por esse motivo que o varejo viu no store in store uma oportunidade de sucesso. Muitas lojas já se recuperaram com esse modelo e a tendência é que seja cada vez mais recorrente, independentemente do segmento das lojas físicas envolvidas.
Continue por dentro das novidades do varejo com a Green, que sempre busca tendências do setor para trazer aos seus clientes e, assim, deixá-los por dentro das últimas atualizações.
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