Uso da tecnologia de forma inteligente torna o varejo mais rentável

12 de março de 2025 PDV, Tecnologia

Você, varejista, certamente vive todos os dias avaliando métodos e soluções para fazer “bombar” as suas vendas, conquistar clientes e estar à frente da concorrência. E, de fato, não está errado, pois é o que rege o mercado. Mas, ao contrário de focar somente nas campanhas de vendas, que tal promover uma cultura de prevenção de perdas com seu time de atendimento e adotar algumas soluções que, certamente, vão tornar o varejo mais rentável? Sim, é possível tornar o varejo mais rentável otimizando as perdas. Afinal, para cada perda de um produto é preciso que se venda até o dobro ou triplo do mesmo para obter o lucro. E em um segmento onde as margens são sempre muito apertadas, qualquer ganho é fundamental e pode ser a linha tênue entre a falência e a sobrevivência da própria empresa. A partir da rentabilidade do seu negócio é possível pensar em ser cada vez mais competitivo, ganhar mercado, conquistar a fidelidade do shopper e crescer. Ter uma empresa de sucesso, porém, demanda trabalho, mas também investimento em soluções e ferramentas que ajudem o varejista a melhorar os processos.  

Boas soluções em tecnologia para o varejo mais rentável

Com o avanço da tecnologia, diversos recursos de controle e novas soluções foram desenvolvidas para melhorar o processo de compra e venda e potencializar ainda mais a experiência do cliente. Garantir a segurança, por sua vez, é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais do varejo e envolve diferentes pontos, como condutas administrativas, comerciais e até operacionais, que devem atuar de maneira integrada para a obtenção dos melhores resultados. Em um mercado tão competitivo e mutável, as empresas buscam, constantemente, soluções que facilitem suas operações e aumentem os lucros. Os varejistas que utilizam a tecnologia de forma inteligente estão sempre na frente e conseguem ampliar resultados e diminuir as perdas, aproveitando da melhor forma o potencial de seu negócio.  

As tecnologias mais utilizadas

O CFTV, com 100%, segundo a 7ª Pesquisa Abrappe, é a tecnologia mais utilizada no varejo (com base nas respostas das companhias participantes do estudo). Também foram citadas na pesquisa da Abrappe o alarme de presença (83,19%), ferramentas de BI (68,07%), checklist web (57,14%), controle de acesso (52,94%), antenas antifurto (44,54%), softwares de monitoramento (21,01%) e cadeados eletrônicos (19,33%). A segurança da loja precisa ser prioridade para evitar todos os tipos de perdas e, para isso, organização e tecnologia precisam andar juntas para tornar o varejo mais rentável. O uso de inteligência artificial dentro do varejo passou a ser imprescindível quando se fala sobre segurança de loja. Há um sistema de monitoramento que utiliza a IA como um recurso tecnológico avançado para atuar na prevenção de furtos em qualquer tipo de varejo e faz a detecção automática de incidentes em tempo real. Com ele, o varejista identifica gestos suspeitos, erradica furtos recorrentes e reduz os custos com seguranças. Os cadeados eletrônicos são ótimas soluções para a segurança dentro da rotina da sua loja, além de auxiliar na exposição e demonstração dos produtos eletrônicos. Eles também facilitam o manuseio dos produtos nos PDVs, gerando mais lucratividade e segurança. Números não oficiais dão conta de que as vendas, com os cadeados eletrônicos, podem aumentar em até 30%.  

Investir em prevenção de perdas é essencial

Riscos e perdas no varejo sempre vão existir. Mas investimentos em prevenção de perdas podem diminuir sensivelmente os impactos nos resultados e tornar o varejo mais rentável. Portanto, varejistas, despertem para a realidade da situação e busquem diminuir esses crescentes índices de perdas. E tenham bons negócios!