5 maneiras de otimizar a gestão do estoque no varejo

9 de abril de 2021 Blog, Varejo
gestão de estoque varejo

Tornar a loja mais lucrativa é o desejo de todos os empresários do ramo. E isso acontece de várias maneiras: reduzindo custos, aumentando vendas, melhorando processos e realizando uma gestão de estoque no varejo eficiente.

Gerenciar o estoque é inclusive uma estratégia que permeia todas as outras de venda do seu negócio. Afinal, a falta de estoque pode resultar na insatisfação e perda de oportunidades, enquanto o excesso causa desorganização, pode ocasionar em furtos ou até mesmo estrago dependendo do tipo do produto.

Isso significa que não basta apenas garantir um bom volume de material estocado, mas sim ter o controle inteligente para ser efetivo na estratégia de gestão de estoque no varejo.

A tecnologia é uma grande aliada, afinal, imagina ter na ponta dos dedos todas as informações pertinentes sobre a movimentação de cada um dos seus produtos, o histórico de vendas e outros dados tão preciosos?

A seguir, conheça 5 maneiras de fazer a melhor gestão de estoque no varejo!

1- Utilizar acessórios EAS

Os acessórios EAS são soluções inteligentes e tecnológicas que oferecem segurança no varejo. O objetivo dos acessórios consiste em melhorar as vendas e reduzir perdas no varejo.

Logo, nem precisa muito para entender a relação direta que essa tecnologia tem com a gestão de estoque no varejo, certo?

Você já deve ter conhecido alguns equipamentos EAS, afinal, eles estão presentes em boa parte das lojas varejistas para aumentar a segurança. Alguns exemplos mais comuns são:

  • Desativadores de etiqueta;
  • Protetores de notebooks;
  • Safers;
  • Cabos de aço para segurança;
  • Gancheiras Magnéticas.

2- Criar estratégias de prevenção de perdas

Definir ações de prevenção de perdas é uma maneira eficiente de manter a saúde financeira da sua empresa e compõe de maneira direta uma gestão de estoque no varejo.

Afinal, furtos ou quebras podem acontecer em uma loja, mas o importante é pensar em opções para evitar esse tipo de problema.

Investir em equipamentos antifurtos, cadeados, sistemas de alarme e rótulos de segurança são algumas das soluções mais comuns no varejo.

Assim, além de potencializar seus lucros, você passa uma imagem de maior credibilidade para os clientes.

3- Invista em um visual mais limpo para sua loja

Pode não parecer, mas o layout físico impacta e muito quando pensamos em uma boa gestão de estoque no varejo. Afinal, investir em prateleiras mais claras e expositores organizados não facilita só em uma melhor experiência para o cliente, como também na produtividade do seu time.

Mas essa organização não deve ficar restrita apenas na parte da loja que recebe os clientes. É importante levar essa distinção para o estoque, dessa maneira, sendo capaz de gerir melhor e repor os produtos assim que acabam na loja, bem como identificar quando um material está acabando.

Com isso, você poderá contar com um time de vendas mais preparado e com maior autonomia e controle do estoque. Além disso, aumenta as chances de venda, afinal com mais agilidade para atender os clientes, o seu negócio só tem a ganhar.

4- Invista em um sistema de gestão

Para conseguir prever um volume de estoque adequado não adianta ir no achismo. Ter documentado as entradas e saídas de produto das lojas, conseguir ter em mãos dados de histórico de compras para identificar a sazonalidade e mesmo contar com tecnologias de automação para alertar quando um produto está acabando são algumas das soluções que um sistema de gestão oferece.

Dessa maneira, é possível investir na transformação digital e uma melhor gestão de estoque no varejo.

Com o apoio dos dados, suas equipes operacionais e vendas ficam integradas. O sistema ajuda principalmente se você possui uma loja online que já segue na prática a omnicanalidade – integração dos seus canais de venda, em que o usuário pode começar o processo de compra em um e terminar em outro.

5- Melhorar a política de administração do estoque

A política de administração é o que define como será feita a gestão de estoque no varejo para evitar perdas e danos.

Se esse tipo de política não existe em sua loja, é fundamental criar para sua administração.

Nessa etapa, é importante definir critérios de compra e devolução, metodologia de estocagem e quais atividades podem ser automatizadas no seu negócio.

Se você se identificou com os problemas que uma má gestão de estoque pode acarretar, saiba que essas soluções podem ser adquiridas e implementadas de maneira ágil e precisa.

A Green é uma empresa especialista em acessórios EAS, que atua oferecendo soluções para tornar o varejo mais inteligente e completo: desde o design mais funcional até a segurança das mercadorias e produtos expostos. Quer encontrar a melhor solução para seu negócio? Entre em contato com a gente!