A importância do 5G para o mercado varejista

5 de agosto de 2021 Blog, Tecnologia
mercado varejista

Não há como negar que a tecnologia mudou a forma como as empresas vendem, pois ofereceu aos consumidores novos canais de venda e maior praticidade para fazer compras. O mercado varejista foi um segmento que se beneficiou muito da transformação digital, e um novo passo está prestes a acontecer em breve: a chegada do 5G no Brasil em 2022.

Em fevereiro deste ano, o leilão das redes 5G no Brasil foi aprovado pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, e determinou as regras para licitação da tecnologia no país. A proposta prevê a implementação do 5G pelas operadoras até 31 de julho de 2022.

Diferente de outras tecnologias que já estão disponíveis no Brasil (como 3G e 4G, por exemplo), o 5G será voltado principalmente para beneficiar as empresas, pois possibilita maior facilidades das empresas em relação a automação comercial, realidade aumentada e virtual e tantas outras. É nesse contexto que o mercado varejista se beneficia.

Pensando nessa tendência que está cada vez mais perto de nós, separamos tudo o que você precisa saber sobre o 5G e o seu impacto no mercado varejista. Continue a leitura para saber mais!

O que é tecnologia 5G?

O 5G é uma inovação tecnológica voltada para telecomunicação da rede móvel dos celulares. Ela entra no mercado para substituir o 4G e o 3G e oferece uma grande vantagem ao mercado varejista e outros segmentos empresariais: a possibilidade de poder contar com mais dados para entender o usuário.

Um dos principais aspectos e benefícios do 5G é a possibilidade de conectar mais de 1 milhão de aparelhos por metro quadrado. A ideia é que tudo esteja conectado: celulares, carros, relógios, eletrodomésticos, câmeras de segurança, equipamentos de automação, entre outros.

O consumidor irá contar com uma rede de internet móvel que pode ser até 20 vezes mais rápida do que o 4G, e ainda contar com mais banda larga para downloads e uploads.

Como o 5G vai mudar o rumo do mercado varejista?

Diferente do que se pensa, a tecnologia 5G irá influenciar o setor varejista por completo, tanto lojas físicas como também os canais on-line, o que irá fortalecer a experiência omnichannel – bem como também tornar isso uma exigência para os lojistas.

O varejo brasileiro precisa estar preparado para aproveitar as oportunidades que serão impulsionadas com a chegada dessa tecnologia, como a Internet das Coisas, que permite a conexão de mais dispositivos à rede móvel.

A partir dessa tendência, uma série de outras tecnologias relacionadas prometem movimentar este mercado, tais como:

  • Realidade aumentada;
  • Espelhos mágicos;
  • Prateleiras inteligentes;
  • Reconhecimento de padrões dos compradores;
  • Automação comercial;
  • Sinalização digital.

Se 2021 está sendo o ano de discussão do omnichannel e da expansão dos canais de venda, o próximo será de fortalecimento das estratégias desses canais e da adaptação do mercado varejista. A seguir, entenda as principais mudanças que podemos esperar:

Aplicativos de celular

As compras por aplicativo já são uma realidade, mas a ideia é que o 5G permita que o processo seja mais ágil para fazer transações e evite falhas de conexão.

Com a tecnologia 5G disponível, os clientes podem facilmente entrar e sair de qualquer loja a poucos cliques de distância com uma conexão de alta velocidade em tempo real que permite maior interação com os varejistas durante todo o processo.

Operação 5G na loja física

Além de fortalecer as vendas, o mercado varejista também irá contar com um suporte tecnológico para garantir a segurança do ambiente físico.

Do PDV móvel até a etiquetagem RFID, todas as operações da loja dependem da nuvem. Com o 5G, é possível acelerar o acesso à nuvem, diminuir a latência e permitir o acesso de mais dispositivos autorizados ao mesmo tempo.

Automação comercial

A automação comercial é uma realidade para muitas marcas que querem criar um relacionamento mais próximo com seus clientes. A tecnologia 5G irá ajudar com a disponibilização de mais informações, o que ajuda a criar uma comunicação mais próxima com o consumidor.

Segurança no mercado varejista

A evolução da tecnologia 5G vai com toda a certeza movimentar o mercado varejista, e preparar a sua loja para receber essa evolução é fundamental. Vale ressaltar que a tecnologia 5G vai gerar uma demanda por novos celulares, aumentando a necessidade de exposição e impulsionando as vendas no setor.

Uma das soluções que podemos citar são os cadeados eletrônicos, que além de reforçar significativamente a segurança na exposição dos smartphones, também melhora muito a aparência do PDV com um projeto de design bem estruturado.

Lembre-se, para escalar o seu negócio, é necessário investir em inovação tecnológica e automatização de processos e a Green pode te ajudar com isso. Solicite uma proposta personalizada para o seu negócio e entenda o que podemos fazer para melhorar ainda mais a experiência dos seus clientes na loja!