As tendências de varejo para o ano de 2021

31 de março de 2021 Blog, Varejo
tendências de varejo

As tendências de varejo para este ano vieram como resposta a uma série de mudanças e acontecimentos que a pandemia ocasionou.

Em 2020, o varejo foi bastante impactado, e as lojas precisaram se adaptar a uma série de mudanças para se manterem no mercado. Medidas mais rígidas de higiene como medição da temperatura, uso de máscaras e distribuição de álcool em gel foram só a ponta do iceberg. O resultado é uma série de novas medidas e protocolos de segurança que prometem ficar.

A seguir, separamos as principais tendências do varejo para 2021. Confira!

Cuidados financeiros

Ter um planejamento financeiro sólido e gerir melhor o capital de giro são aspectos fundamentais para que as empresas se mantenham ativas no mercado. Afinal, com a recessão financeira aliada a pandemia, muitos consumidores perderam a confiança e reduziram seu poder de compra.

Uma das ações mais assertivas é investir em um sistema PDV (uma tecnologia capaz de agir desde a organização do estoque à frente de caixa) contra perdas no varejo, uma tecnologia que se destaca dentre as tendências do varejo. Dessa forma, prevenindo contra extravios, erros humanos, furtos de funcionários e clientes, entre outros problemas que comprometem diretamente a lucratividade do negócio.

Mínimo contato possível

Adaptar-se a novas formas de vender com o mínimo contato possível é uma tendência do varejo que já virou realidade há muito tempo e não vai mudar tão cedo, por isso, quem ainda não se adequou é melhor começar.

Além da evolução dos e-commerces e das vendas via redes sociais, houve uma revolução nos meios de pagamento.

O PIX é um exemplo disso: uma forma mais prática, fácil e viável de realizar pagamentos sem a necessidade de contato.

Outra grande evolução foi o delivery, que teve um aumento na demanda em um curto tempo por causa da pandemia, oferecendo uma opção de entrega com contato menos próximo e mais prática para que as pessoas não precisem sair de casa. Uma verdadeira mudança de hábito, já que muitos clientes tiveram sua primeira experiência de compra online no último ano, e percebendo a

praticidade, voltaram a consumir.

Melhor experiência de venda

Um novo desafio que os varejistas podem esperar é pensar em estratégias para melhorar a experiência dos clientes no processo de compra.

As expectativas dos clientes são cada vez mais altas e com exigências muito mais específicas.

Para isso, contar com tecnologia é uma boa aposta. Uma das formas de passar os valores da sua marca e atrair o público-alvo para o seu negócio é investir no visual merchandising e outras técnicas de design para lojas.

A personalização do PDV é uma tendência efetiva para que os varejistas se aproximem do público. Unir criatividade, identificação e estratégia comercial é necessário para uma melhor experiência de compra e venda.

Investir em experiências mais convidativas, que deixem os potenciais clientes mais à vontade na loja física é uma maneira de trazer a comodidade e bem estar do ambiente online para o presencial (e isso tudo aliado a manter uma harmonia da marca).

Maior segurança

A segurança dos dados e dos produtos vem se tornando uma pauta fundamental. Para isso, o setor de varejo deve contar com a tecnologia para ajudar a evitar furtos de mercadorias.

Os acessórios EAS (Electronic Article Surveillance) cumprem bem essa tarefa, pois são inteligentes, modulares e integrados. Perfeitos para cumprir as exigências das novas tendências do varejo. Alguns exemplos de EAS são:

  • Gancheiras de segurança;
  • Etiquetas antifurto;
  • Cadeados eletrônicos;
  • Desacopladores;
  • Softers.

Como se adaptar às tendências do varejo?

Segurança, conectividade e experiência do cliente podem ser as três principais palavras que compõem as estratégias que os lojistas precisam se adaptar nessa nova realidade.

E para cumprir com todos esses requisitos, contar com uma empresa especialista em prevenção de perdas e tecnologia no varejo é fundamental.

A Green possui soluções inteligentes e personalizadas para facilitar a rotina do varejista e tornar a loja mais lucrativa, oferecendo as melhores práticas de segurança e performance para o seu negócio.

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