14 orientações essenciais para evitar furtos em lojas

8 de julho de 2021 Blog, Segurança
como evitar furtos em lojas

O trabalho de prevenção de perdas no varejo é diário e técnicas de como evitar furtos em lojas devem ser incorporadas à rotina das equipes de venda para conseguir reduzir esse problema.

Cada vez mais os furtos em lojas têm se tornado comuns, e pessoas mal-intencionadas adotam práticas mais inteligentes sempre. Por essa razão, a sua equipe de vendas deve estar preparada para identificar e tomar as medidas corretas.

Uma tendência que cresceu nos últimos anos é a fraude de devolução: itens roubados são devolvidos à loja e trocados por dinheiro ou vale-troca. Sofrer uma ação como essas impacta diretamente no seu lucro, mas é possível se prevenir.

De acordo com o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo), o prejuízo com furtos e roubos em lojas no Brasil chega à casa dos bilhões de reais todos os anos, e por isso, é fundamental evitar esse mal no seu negócio.

A seguir, separamos 14 dicas de como evitar furtos em lojas para você começar a colocar em prática agora mesmo. Confira!

1-  Crie um plano de ação

Investir em um sistema de gestão do PDV ajuda nessa tarefa: a partir do sistema você é capaz de analisar dados históricos e ter um controle maior do seu estoque, logo, é possível:

  • organizar investimentos;
  • administrar recursos;
  • monitorar dados;
  • gerenciar entrada e saída de produtos da loja.

A partir disso, é possível identificar onde são os pontos que acontecem mais perdas e agir diretamente para fortalecer a segurança.

2- Identifique como os furtos estão acontecendo

Pessoas mal-intencionadas geralmente tentam ocultar mercadorias, rodam a loja várias vezes, ficam apreensivas, mas, o maior erro que qualquer lojista pode cometer é subestimar as oportunidades que os maliciosos podem encontrar.

Ficar atento a todos os locais da sua loja, especialmente àqueles em que os itens podem ser rapidamente escondidos e os que possuem grande fluxo de pessoas durante o funcionamento do seu varejo.

E atente-se: os locais mais utilizados para esconder produtos são dentro de roupas, bolsas, carrinhos e guarda-chuvas. 

3- Sinalize o ambiente

Investir em comunicação visual ajuda muito na experiência de compra do cliente, e isso é um fato, mas você sabia que sinalizar o ambiente sobre uso de câmera contribui para maior segurança? Além de passar ao cliente maior sensação de segurança, é uma forma de intimidar pessoas mal-intencionadas a repensar seus atos na loja. 

4- Elimine os pontos cegos

Ter o controle total e visão da sua loja é com certeza uma das respostas para a pergunta de “como evitar furtos em lojas”. Otimizar o layout, incluir espelhos em locais que estejam fora do campo de visão da equipe e contar com iluminação adequada em todo o PDV é fundamental para colocar isso em prática.

Dessa forma, além do time conseguir identificar atitudes suspeitas com facilidade, também é um jeito de intimidar pessoas com más intenções.

5- Posicione os checkouts de forma estratégica

No checkout acontecem muitos furtos ou roubos por sua vulnerabilidade, e por isso, esse espaço merece uma atenção especial, afinal, nas filas acontece muita pressão, o atendimento precisa ser ágil e muitas vezes, ações furtivas acontecem sem que o operador perceba.

Como evitar furtos em lojas na hora do checkout então?

Posicioná-los em locais estratégicos no fluxo de saída dos clientes é uma boa solução. Aliado a isso, é interessante trabalhar com um atendimento ágil, atento aos detalhes e soluções antifurto como as antenas desenvolvidas especialmente para essa área da loja.

6- Dê atenção a expositores altos

Muitos podem pensar que incluir produtos em expositores altos pode dificultar os furtos, mas a verdade é que isso também dificulta o monitoramento da equipe – já que fica além do seu campo de visão. Como alternativa, você pode optar por itens distribuídos ao longo de uma parede.

7- Utilize dispositivos de proteção eletrônica

Contar com tecnologia é uma das formas mais eficientes quando o assunto é evitar furtos em lojas. Os dispositivos de proteção eletrônica EAS são soluções recomendadas.

As antenas antifurto e etiquetas de segurança são ideais para todos os tipos de loja.

As etiquetas eletrônicas são aplicadas ao produto, posteriormente, quando o item é comprado, elas são removidas ou desativadas. Se isso não acontece, ou seja, a compra não foi realizada e o indivíduo está tentando retirar o produto da loja, ao passar pela antena um alarme sonoro é disparado e avisa a equipe de vendas.

8- Seja visto por seus clientes

Treinar a equipe de funcionários para estar sempre de prontidão e no campo de visão dos clientes é um jeito de passar segurança para os que foram fazer compras e intimidar pessoas mal-intencionadas.

Cumprimentar cada cliente quando eles entram na loja é um jeito simples de marcar presença e evitar a ação dos espertalhões.

9- Gerencie bem os horários da equipe

É importante gerenciar bem o horário da equipe de um jeito estratégico para que o PDV não fique desamparado. Planejar os horários de almoço intercalados para sempre ter pessoas o suficiente para manter o atendimento.

Além disso, é importante verificar os dados de pico na loja e evitar que os vendedores saiam para almoçar nesses horários. Lembre-se: quanto mais pessoas tem na loja, maiores são as chances de um furto acontecer.

10- Mantenha a loja organizada

Lojas organizadas e limpas facilitam o controle da equipe sobre o que tem ou o que está em falta. Além de proporcionar melhor experiência aos clientes de compra, também é um jeito de preservar a segurança no ambiente.

11- Tenha segurança extra para produtos de alto risco ou maior valor

Produtos mais caros precisam de atenção redobrada, pois além de trazerem um prejuízo maior se forem furtados, também costumam ser os mais atrativos para pessoas com más intenções. Colocá-los próximo da equipe, e investir em soluções eletrônicas de proteção ajudam a tornar a exposição mais segura.

No varejo, itens como cadeados eletrônicos, fechaduras de segurança para vitrines, bem como gancheiras magnéticas e eletrônicas fazem toda a diferença quando se trata produtos de alto risco. Vale lembrar que quanto maior é o valor do produto, maior deve ser o investimento em segurança.

12- Conquiste a fidelidade da equipe

Os furtos internos são problemas sérios que não podem ser ignorados, afinal, como evitar furtos em lojas só olhando para fora e não cuidar do ambiente interno, ou seja, dos seus próprios funcionários?

Criar um ambiente de trabalho que promova a lealdade dos seus funcionários é o melhor caminho para ter uma equipe trabalhando em harmonia. Para isso, é importante criar o “sentimento de dono” em cada um dos seus colaboradores.

Exiba as metas de maneira clara, tenha uma comunicação transparente e um ambiente de trabalho prazeroso para conquistar o seu time e não os afastar.

13- Faça uma boa gestão de estoque

Manter o controle do estoque é um jeito de evitar as perdas – internas e externas. Um sistema PDV, por exemplo, ajuda nessa tarefa, pois registra o que entra e o que sai do estoque.

14- Nunca deixe o balcão sem atendente

Já ouviu o ditado “a oportunidade faz o ladrão”? Pois bem! Deixar o balcão sem atendente pode ser uma brecha grave de segurança.

A maioria dos ladrões agem com base nas oportunidades, ou seja, nas brechas que os lojistas cometem, por isso, nunca deixar o balcão sem atendente é uma medida fundamental.

A prevenção é o melhor método para reduzir as perdas no varejo, por essa razão, criamos um material para te ajudar a escolher o melhor expositor para o seu varejo! Leia o nosso e-book sobre exposição de produtos no PDV com versatilidade, e entenda quais são os fatores que contribuem para evitar perdas por furtos, melhorando a experiência do consumidor.

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