Como preparar a sua loja para o Black Friday
Aumente suas vendas com um planejamento estratégico.
Conhecida como uma das datas mais importantes para o varejo, o Black Friday se tornou o queridinho entre os consumidores que estão procurando por ofertas e preços baixos.
Esse ano o evento acontecerá no dia 23 de novembro e para ter um aproveitamento eficaz, separamos algumas dicas para os varejistas se planejarem e terem bons resultados.
Confira o que fazer para ter mais sucesso nas vendas.
EstoqueOrganizar o estoque para equiparar a quantidade de vendas é importante. Para ter uma ideia de previsão das vendas é possível se basear no faturamento do ano anterior. Mesmo que não seja 100%, pode ser utilizado como um norte para abastecimento e pedidos antecipados a fornecedores. Caso seja seu primeiro Black Friday, utilizar datas como dia das mães, dia dos namorados ou Natal como referências pode ajudar.
LogísticaA entrega de pedidos nesse período tende a demorar mais devido a quantidade. Se o seu negócio depende da entrega através de terceiros, veja a possibilidade de trabalhar com mais de um fornecedor ou ofereça mais desconto para os consumidores levarem suas compras direto da loja. Sempre deixe claro para o consumidor o tempo de entrega no ato da aquisição.
Produtos e serviços selecionados para ofertaCom o controle do estoque será possível verificar quais produtos tem mais ou menos saída e possibilitar as margens de desconto que podem ser aplicadas para ter vantagem. Também é possível aliviar o estoque com os produtos que estão parados e planejar vendas integradas de sistemas com acessórios, por exemplo.
Campanhas de MarketingApós estruturar o estoque e produtos que serão ofertados, inicie as campanhas de marketing. A divulgação antecipada é importante para comunicar os atuais clientes e atrair novos. Faça campanhas especiais para esse período, deixe todos os seus canais com a comunicação do Black Friday, assim poderá atingir ainda mais consumidores.
Equipe PreparadaNão adianta preparar todo seu estoque, fazer campanhas de marketing e realizar todo o planejamento para a data se sua equipe não estiver devidamente preparada. Compartilhe com seus vendedores os objetivos e expectativas para o grande dia, defina metas. Se possível, realize treinamentos antecipados e faça premiações para aumentar o engajamento de todos. Deixar sua equipe apta para dar o melhor atendimento pode fazer uma grande diferença.
Pós-Venda e FidelizaçãoDepois da correria do grande dia aproveite a oportunidade com novos clientes e fortaleça o relacionamento para fidelizá-los. As compras realizadas no Black Friday podem ser pontuais, mas com a atenção e um bom atendimento podem se tornar em vendas regulares para o seu negócio. Invista!