Criatividade e design de varejo: como impactar os seus clientes?

16 de setembro de 2022 Blog

Não há limites para a criatividade quando falamos sobre marcas. Elas podem ser simples, bem humoradas, provocativas, interativas e muito atrativas para conquistar o consumidor. E quando o assunto é criatividade no PDV, não tem como não pensarmos em como o design de varejo tem conquistado o seu espaço. Ele é um fator determinante na experiência de compra dos clientes e, sem dúvida, uma estratégia ímpar para potencializar o sucesso nas vendas. 

Neste artigo, vamos entender melhor como a parceria entre a criatividade e o design de varejo podem causar um impacto de sucesso no seu negócio. 

 

A criatividade no PDV 

Para se manter competitivo no mercado, é fundamental explorar os recursos de criatividade no PDV. Com uma boa dose de criatividade é possível alavancar as vendas, não apenas conquistando novos clientes, mas também gerando fidelização.

Alguns elementos como o design (recursos visuais da comunicação), identidade (sensação que é transmitida pela marca) e organização da loja são essenciais para contribuir com a experiência do consumidor. É possível dizer que as ações de design moldam o branding e consolidam a imagem da marca no mercado.

E agora para entender mais sobre as vantagens do design, temos algumas dicas abaixo!

 

O Design de Varejo no PDV

Um lugar que traz conforto, organização e experiência faz metade do trabalho dos vendedores. Por isso, uma boa arquitetura para varejo não só traz benefícios na formação da identidade de marca, como cria clientes satisfeitos, vendas convertidas e/ou relações consolidadas. A partir de um bom design de varejo, construímos uma experiência sólida e de sucesso, que pode funcionar tanto em uma ação sazonal como na criação de um padrão de posicionamento da marca. 

Você pode apostar em materiais com design exclusivo para o seu negócio na hora de informar, por exemplo, promoções e vantagens que sua loja/marca oferece. Esses materiais, quando bem pensados e desenvolvidos, podem fazer a venda de um determinado produto decolar.

A localização das peças, por sua vez, também é um fator determinante para o uso do design no varejo. Quando bem localizados, os produtos ganham destaque no campo de visão do consumidor e, dependendo da linguagem adotada, essa comunicação pode transmitir uma mensagem positiva da marca. 

 

Dicas para estimular a criatividade dentro do design do seu PDV

Use a tecnologia a seu favor

Utilize os recursos tecnológicos para gerar inovação e melhorar os serviços oferecidos pela sua loja! Um software de gestão de trade marketing, por exemplo, pode ajudar no relacionamento do cliente com o seu produto, otimizando a coleta de dados, fornecendo métricas e indicadores de interação relevantes que irão te auxiliar na elaboração de campanhas mais assertivas. 

Aposte em uma decoração atrativa

Utilize a decoração para reforçar a identidade da marca e impactar o cliente logo no primeiro contato. Pense em uma arquitetura criativa, que esteja conectada com o produto e valorize o espaço de forma positiva.

Trabalhar a criatividade no PDV requer um equilíbrio claro entre beleza e funcionalidade, para proporcionar uma experiência especial ao consumidor. Uma boa iluminação também deve fazer parte desse projeto e pode ajudar muito a destacar os produtos na vitrine, no interior da loja e até nos provadores. Cada cor tem uma função, então pense em qual sensação você quer despertar e utilize os recursos adequados para o seu projeto.

Explore os cinco sentidos

O ponto de venda é o local ideal para você explorar os cinco sentidos do seu consumidor e despertá-lo para uma ação de compra ou necessidade. O marketing sensorial pode te ajudar com essa tarefa! Recursos como fragrâncias e aromas agradáveis, uma trilha sonora acolhedora e uma climatização confortável irão criar experiências multissensoriais. No caso de estabelecimentos que trabalham com setor alimentício, vale também testar o recurso de degustação; essa pode ser mais uma forma relevante de surpreender o seu cliente!

Valorize os produtos

O destaque da loja é o produto, então saiba valorizá-lo de forma harmônica e positiva com o restante do espaço. Além de levar em consideração os hábitos de compra do seu público e os outros itens citados acima, organize as embalagens de acordo com a credibilidade no mercado e com o fluxo de venda no estabelecimento.

Com isso em mente, sempre utilize as prateleiras de cima para expor as peças que você pretende evidenciar e desenvolva uma visualização vertical para facilitar a busca do cliente. Ferramentas como os cadeados eletrônicos, também são decisivas para otimizar a exposição dos produtos, ao mesmo tempo que garantem maior segurança para o negócio!

 

A Green Retail Solution tem a solução para sua loja!

Existem muitas soluções criativas e tecnológicas para fortalecer a sua estratégia de vendas e de marca. E a Green Retail Solution está preparada para criar o seu projeto e colocá-lo em prática. Que tal preparar o seu varejo para a chegada dos seus clientes de maneira inovadora e criativa? Entre em contato e solicite uma proposta personalizada!