Design no varejo: 5 Dicas para aumentar as vendas
Quando o objetivo é melhorar as vendas de uma empresa, entender a importância do design de PDV é essencial. É ele que vai tornar a experiência do consumidor mais completa e proporcionar um ambiente confortável e atrativo, adequado para estimular a decisão de compra. Além disso, um bom design fixa a imagem da marca, maximiza a exposição dos produtos e estabelece um ponto de contato com o cliente, que tem mais chances de ser atraído e fidelizado.
Uma pesquisa realizada pelo Point of Purchase Advertising Institute, sobre o comportamento mundial do consumidor, revelou que 85% dos brasileiros decidem sobre a compra no PDV. Diante disso, é fundamental entendermos a importância do design no ponto de venda para atrair o cliente, despertar uma sensação positiva e estimulá-lo através de suas percepções sensoriais e visuais.
Neste artigo, nós separamos os principais recursos e pontos de atenção para um projeto assertivo de design no varejo. Confira nossas dicas para aumentar suas vendas!
O que considerar em projetos de design no varejo?
Um design bem elaborado é capaz de impactar o cliente à primeira vista, mas para isso é preciso levar em consideração uma série de elementos da loja e conectá-los com uma identidade visual que valorize a sua marca e os seus produtos. Confira 5 dicas que podem te ajudar a criar um design eficiente!
- Conheça o seu consumidor
Não basta um display “bonitinho” que não se comunica com o consumidor e não atrai a atenção do seu cliente, concorda? Uma comunicação visual agradável e inteligente deve trabalhar estratégias alinhadas com o perfil do seu público e, por isso, é fundamental que você o conheça de forma aprofundada!
Para todos os materiais de design no varejo, o principal direcionamento deve ser:
- Quem são os consumidores da loja?
- Quais os gostos e preferências deles?
- O que eles estão buscando?
- O que influencia a decisão de compra deles?
- Aproveite bem os espaços
O design no varejo se aplica tanto pela estética como pela funcionalidade. Com isso em mente, invista em uma arquitetura promocional que instigue a circulação dentro da loja, facilite o acesso às gôndolas e apresente os produtos de forma clara e intuitiva.
Além disso, o mobiliário do seu ponto de vendas é um dos fatores mais importantes para valorizar a proposta da sua loja, promover a exposição de seus produtos, bem como otimizar o processo de reposição e organização dos itens.
- Cuide da fachada da loja
Aposte em uma fachada atrativa que convide o cliente a visitar a sua loja. Informe, logo à primeira vista, o que o local tem a oferecer e apresente a sua marca de forma concisa, clara e objetiva. É importante também usar recursos que destaquem o seu estabelecimento dos demais, trabalhando cores e formas que remetam à identidade visual do negócio e chamem a atenção do público.
- Disposição dos produtos
Organize as gôndolas e prateleiras com base em uma categorização que simplifique o reconhecimento e identificação, assim é mais fácil valorizar o produto e dar maior destaque para aqueles que você tem mais interesse em vender. Evite deixar a vitrine abarrotada, selecione as peças certas para esse tipo de divulgação e não esqueça de variar os preços, assim você aumenta as chances de atender diferentes perfis de consumidores.
- Visual merchandising
Cada vez que você trabalha um projeto de comunicação visual atrativo, está ajudando a fixar a sua marca na mente do seu cliente. Dessa forma, invista em campanhas que apresente o propósito da empresa para o mercado e mostre para o público o que ela tem a oferecer. Com isso, crie estratégias funcionais de sinalização dentro da loja, investindo em design gráfico e em recursos como digital signage, para comunicar suas promoções e campanhas mercadológicas.
Trabalhar o design no varejo pode favorecer muito o aumento das vendas, mas para isso, é essencial contar com quem realmente entende do assunto! E quando falamos de soluções e projetos para o varejo, a Green é especialista!
Precisa de ajuda com o planejamento de comunicação visual e a aplicação dessas ideias na sua loja? Entre em contato com a nossa equipe e confira como nós podemos te ajudar!