Design no varejo: 5 Dicas para aumentar as vendas

18 de março de 2021 Blog, PDV
design no varejo

Quando o objetivo é melhorar as vendas de uma empresa, entender a importância do design de PDV é essencial. É ele que vai tornar a experiência do consumidor mais completa e proporcionar um ambiente confortável e atrativo, adequado para estimular a decisão de compra. Além disso, um bom design fixa a imagem da marca, maximiza a exposição dos produtos e estabelece um ponto de contato com o cliente, que tem mais chances de ser atraído e fidelizado.

Uma pesquisa realizada pelo Point of Purchase Advertising Institute, sobre o comportamento mundial do consumidor, revelou que 85% dos brasileiros decidem sobre a compra no PDV. Diante disso, é fundamental entendermos a importância do design no ponto de venda para atrair o cliente, despertar uma sensação positiva e estimulá-lo através de suas percepções sensoriais e visuais.

Neste artigo, nós separamos os principais recursos e pontos de atenção para um projeto assertivo de design no varejo. Confira nossas dicas para aumentar suas vendas!

O que considerar em projetos de design no varejo?

Um design bem elaborado é capaz de impactar o cliente à primeira vista, mas para isso é preciso levar em consideração uma série de elementos da loja e conectá-los com uma identidade visual que valorize a sua marca e os seus produtos. Confira 5 dicas que podem te ajudar a criar um design eficiente!

  1. Conheça o seu consumidor

Não basta um display “bonitinho” que não se comunica com o consumidor e não atrai a atenção do seu cliente, concorda? Uma comunicação visual agradável e inteligente deve trabalhar estratégias alinhadas com o perfil do seu público e, por isso, é fundamental que você o conheça de forma aprofundada!

Para todos os materiais de design no varejo, o principal direcionamento deve ser:

  • Quem são os consumidores da loja?
  • Quais os gostos e preferências deles?
  • O que eles estão buscando?
  • O que influencia a decisão de compra deles?
  1. Aproveite bem os espaços

O design no varejo se aplica tanto pela estética como pela funcionalidade. Com isso em mente, invista em uma arquitetura promocional que instigue a circulação dentro da loja, facilite o acesso às gôndolas e apresente os produtos de forma clara e intuitiva.

Além disso, o mobiliário do seu ponto de vendas é um dos fatores mais importantes para valorizar a proposta da sua loja, promover a exposição de seus produtos, bem como otimizar o processo de reposição e organização dos itens.

  1. Cuide da fachada da loja

Aposte em uma fachada atrativa que convide o cliente a visitar a sua loja. Informe, logo à primeira vista, o que o local tem a oferecer e apresente a sua marca de forma concisa, clara e objetiva. É importante também usar recursos que destaquem o seu estabelecimento dos demais, trabalhando cores e formas que remetam à identidade visual do negócio e chamem a atenção do público.

  1. Disposição dos produtos

Organize as gôndolas e prateleiras com base em uma categorização que simplifique o reconhecimento e identificação, assim é mais fácil valorizar o produto e dar maior destaque para aqueles que você tem mais interesse em vender.  Evite deixar a vitrine abarrotada, selecione as peças certas para esse tipo de divulgação e não esqueça de variar os preços, assim você aumenta as chances de atender diferentes perfis de consumidores.

  1. Visual merchandising

Cada vez que você trabalha um projeto de comunicação visual atrativo, está ajudando a fixar a sua marca na mente do seu cliente. Dessa forma, invista em campanhas que apresente o propósito da empresa para o mercado e mostre para o público o que ela tem a oferecer. Com isso, crie estratégias funcionais de sinalização dentro da loja, investindo em design gráfico e em recursos como digital signage, para comunicar suas promoções e campanhas mercadológicas.

Trabalhar o design no varejo pode favorecer muito o aumento das vendas, mas para isso, é essencial contar com quem realmente entende do assunto! E quando falamos de soluções e projetos para o varejo, a Green é especialista!

Precisa de ajuda com o planejamento de comunicação visual e a aplicação dessas ideias na sua loja? Entre em contato com a nossa equipe e confira como nós podemos te ajudar!