Design no varejo: entenda sua importância!

21 de julho de 2022 Blog, Varejo
Design no varejo

Vários elementos entram em jogo na hora de criar uma experiência positiva para os clientes, o famoso customer experience, ou seja, um ambiente agradável, em que eles se sintam confortáveis. Uma delas, da qual falaremos mais especificamente neste post, é o design no varejo. Veja a seguir a importância desse conceito, tanto em seus produtos quanto no negócio em si, e descubra como isso influencia na compra.

Um bom design no varejo ajuda a atrair os clientes

Ter um ambiente convidativo ajuda a chamar os clientes e despertar a atenção para o seu comércio.

Aliás, vale ressaltar aqui, que o seu negócio é o personagem principal de uma grande história, e o Design de Varejo é o facilitador para que os clientes possam se identificar com isso. Desde o design do local e das vitrines até a decoração, os móveis e as instalações — inclusive as da área do caixa, com boas sinalizações e separações corretas para não formar tumultos — influenciam (e muito) na experiência de compra. 

Nesse mesmo sentido, vale destacar também que, dentro do conceito design de varejo, existe uma amplitude de ações, que vão além da área interna e passam também para área externa, como o desenvolvimento de quiosques, taylor made, store in store, entre outras soluções e projetos especiais.

Além disso, nas áreas internas, a boa exposição do produto pode ser efetiva na decisão de compra. 

Uma exposição clara e chamativa, por exemplo, são opções de caminhos para desenvolver soluções e ter um posicionamento diferenciado, com displays, ambientações especiais e sinalizações,  sempre unindo o plano estratégico e ajudando na jornada de compra, para que a expectativa do cliente seja atendida. 

Isso pode, inclusive, reforçar o conceito de credibilidade, pois passa uma impressão de um negócio organizado e bem desenvolvido, na qual houve investimentos e em que o dono se preocupa com a qualidade.

Além disso, o design de varejo:

  • Gera força para imagem da sua empresa; 
  • Atrai a atenção e a empatia do cliente;
  • Gera engajamento interno entre os colaboradores e parceiros;
  • Cria identificação do consumidor com os produtos e serviços oferecidos;
  • Garante o conforto e o bom funcionamento do ambiente.

Dicas incríveis para Design de Varejo

Agora vamos pensar em como colocar o design de varejo em prática. Antes de iniciar qualquer projeto e pensar nas cores, ou na iluminação, convém responder algumas perguntas básicas que darão o direcionamento para as ações. As principais perguntas são:

  • Qual é o problema que a sua marca resolve na vida do cliente?
  • Como você falaria da sua marca de forma sucinta para uma pessoa que não te conhece?
  • Quais são as impressões que você deseja despertar no consumidor?
  • Quais são as principais objeções que você imagina o seu consumidor impondo à sua marca?
  • Como você acredita que a sua marca pode superar a concorrência?

Pronto, respondendo essas perguntas você terá levantando pontos importantes para que o projeto de design tenha sucesso. Afinal de contas, design no varejo é sobre planejamento, desenvolvimento de soluções e experimentação de ideias.  Tudo isso vai muito além de apenas escolher as cores para a sua nova fachada.

É preciso buscar as causas e as motivações

Por fim, se todos os passos anteriores foram feitos com dedicação, agora você terá a sua marca consolidada no mercado em decorrência das ações de design no varejo. Além disso, sempre é bom lembrar que toda consolidação exige tempo, paciência e persistência dos responsáveis. É impossível construir uma marca forte da noite para o dia, entretanto, cada pequeno passo cria alicerces robustos que durarão por muitos anos.

Gostou?

Continue por dentro das novidades do varejo com a Green Retail Solution, que sempre busca tendências do setor para trazer aos seus clientes e, assim, deixá-los por dentro das últimas atualizações. Somos especialistas em segurança e trabalhamos com varejo inteligente e design de varejo, trazendo soluções completas para você!