Dicas e insights para otimizar a organização do PDV

7 de janeiro de 2021 Blog, Varejo
Organização do PDV

De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, a inovação e atração visual em lojas físicas podem aumentar as vendas em até 40%. Agora, ao contrário do que muitos pensam, esse índice não está apenas ligado à criatividade, mas também à organização do PDV!

Além de visualmente agradável, o ambiente da loja deve conduzir a experiência de compra do cliente, facilitando a busca dele por produtos e impulsionando o consumo de novos itens. Para isso, as ações e os modelos de organização do ponto de venda devem atender aos padrões e comportamentos do público, bem como contribuir com a decisão de compra.

De fato, organizar o ponto de venda é um dos desafios diários de qualquer loja, mas também é um processo que pode agregar grandes resultados quando feito de forma estratégica. Quer saber por onde começar? Confira algumas dicas de organização do PDV para transformar os resultados de vendas no varejo e a experiência de compra dos clientes!

3 Fatores essenciais para a organização do PDV

  • Gerenciamento de categoria

Um dos princípios na elaboração de um PDV assertivo e organizado é, definitivamente, a categorização adequada de todos os produtos! Afinal, é preciso garantir que os clientes encontrem o que eles buscam com facilidade, além de promover um fluxo estratégico dentro da loja.

Pensando nisso, todos os setores devem ser sinalizados e separados conforme demanda e perfil do público-alvo. Além disso, associar produtos relacionados em pontos específicos das gôndolas também é interessante para induzir novas compras.

Nesse cenário, novas ferramentas vêm surgindo para contribuir com a experiência de compra e com a otimização das operações diárias no ponto de venda. Digital price tags, pushers e roller trays, por exemplo, são soluções perfeitas para agilizar significativamente o processo de reposição e organização de itens, além de promover a visibilidade de todos os produtos.

  • Ambiente

Garantir uma experiência de compra agradável para os clientes é fundamental para potencializar a competitividade e diferenciação de qualquer negócio. Desde a vitrine até a ambientação da loja, a atenção com os detalhes faz toda a diferença!

Fatores como iluminação, decoração, acessibilidade, música, cores, cheiros, climatização dos ambientes e o atendimento são decisivos para conquistar, engajar e fidelizar o consumidor. Por isso, lembre-se: a organização do PDV não se resume à distribuição dos produtos na loja, englobando ainda aspectos como limpeza, facilidade de circulação e harmonia dos ambientes.

  • Visual merchandising

A comunicação visual é uma estratégia indispensável tanto para chamar a atenção do cliente como para direcioná-lo no ponto de venda. Faixas de gôndola, wobblers, stoppers e displays são apenas alguns exemplos de materiais que otimizam e valorizam a organização do PDV.

Esses materiais podem comunicar promoções, lançamentos e eventos, além de sinalizar adequadamente cada setor da loja. Aqui, a atenção deve estar na elaboração de materiais alinhados com a identidade da marca e do negócio, considerando os espaços e os ambientes do ponto de venda para evitar a poluição visual e a dificuldade de circulação.

E então, conseguiu bons insights para a organização do seu PDV? Pode contar com a Green para planejar e implementar as melhores estratégias para o seu projeto!

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