Como os varejistas podem melhorar o merchandising no ponto de venda?
Pensar em maneiras para tirar o máximo proveito e investir em merchandising no ponto de venda é uma boa pedida para lojas que querem impulsionar suas vendas e melhorar a experiência de compra dos seus clientes.
Você varejista já deve saber o poder que um bom visual e design oferece ao seu negócio para aumentar as vendas. Afinal, é uma maneira de atrair novos públicos e gerar identificação para que eles criem o desejo de compra.
O ponto de venda é o último elo da cadeia de varejo e a área central do atendimento com o cliente.
Trata-se do espaço em que acontece a decisão de compra. A partir disso, ações como experiência de compra, qualidade do produto, agilidade e muitos outros serão decisivos para o cliente ser fidelizado ou não.
Mas antes de seguirmos para dicas práticas de como melhorar o seu merchandising no ponto de venda, é importante entender de fato o que é esse conceito e onde ele se aplica. Confira logo a seguir!
O que é merchandising de varejo?
O merchandising no varejo é um conjunto de técnicas e personalizações feitas no PDV para atrair o cliente e apresentar a ele soluções ou produtos que despertem o desejo só de olhar as vantagens da compra.
São campanhas que visam aumentar o consumo e dar visibilidade, especialmente para aquele público que ainda não conhece o seu negócio.
O visual merchandising no ponto de venda não está restrito apenas à vitrine como muitos pensam. O layout da loja, a iluminação, música, embalagem, sinalizações presentes e até mesmo a forma como os funcionários estão uniformizados compõem essa estratégia.
Engana-se também quem pensa que se trata apenas de uma questão estética. Quando pensamos em visual merchandising, a questão vai mais além. É uma combinação de fatores que visa despertar sentimentos no cliente e expor um posicionamento e a cultura da sua empresa de dentro para fora do negócio. Assim, gerando uma identificação maior com seu público-alvo e aumentando o poder de conversão em vendas.
4 dicas para melhorar as ações de merchandising no ponto de venda
Agora que você já entendeu com um pouco mais de propriedade o que é merchandising no ponto de venda, chegou o momento de colocar a mão na massa!
Separamos 4 dicas para você, varejista, incluir no seu negócio e torná-lo mais atrativo para seus clientes.
1- Aposte em ações sensoriais
Trabalhar os cinco sentidos do seu cliente é uma estratégia esperta, mas que precisa de muito cuidado e entendimento da Persona (uma representação do seu cliente ideal) que será atingida.
Técnicas de aromaterapia podem ser induzidas para criar soluções de cheiro mais agradáveis; cores e disposição dos itens a venda de maneira equilibrada e harmoniosa também são importantes; utilizar a iluminação como aliada para destacar produtos que você deseja, esses são alguns exemplos de estratégias assertivas.
O tato e a audição também podem ser explorados. Investir em exposição do produto para que os clientes consigam tocar e mexer, sem comprometer a qualidade do que está previsto para a venda é uma estratégia de atração. Enquanto isso, deixe uma música ou mesmo um som ambiente que combine com a proposta do seu negócio e o público que deseja atender.
Por fim, se pertinente, o paladar pode ser um sentido importante para segmentos alimentícios. Deixar amostras grátis (desde que controlado por uma pessoa) é uma boa maneira de apresentar o seu produto sem o comprometimento do cliente naquele momento.
2- Utilize o cross-merchandising
O cross-merchandising consiste na técnica de fazer com que o cliente consuma um produto, que não é o foco da sua compra, pelo simples desejo e atratividade do mesmo. Essa vontade não vem do nada, ela deve ser estimulada.
Isso pode acontecer de várias maneiras. Exemplo disso é nas lojas de roupas, que na fila para o caixa, produtos de impulso são colocados estrategicamente, para que quem já está com a decisão de compra tomada aproveite o momento e leve mais um acessório para completar o look.
3- Deixe os produtos agrupados
A maneira como os produtos ficam dispostos na sua loja diz muito. Afinal, é possível criar um agrupamento para destacar uma promoção ou mesmo criar um storytelling que instigue a vontade do consumidor.
Uma grande solução para o varejo dentro desse contexto são os Roller Trays, acessórios de organização e exposição de bebidas, cosméticos e outros tipos de produtos em prateleiras.
O equipamento traz uma série de benefícios para o varejo, entre eles:
- Reduz a manipulação: O mecanismo incentiva o usuário a pegar o produto que está na frente, sem tocar nos demais produtos.
- Facilita a reposição na gôndola: Todos os produtos ficam enfileirados e deslisam sozinhos para frente.
- Atende todos os varejos: É ideal para super e hipermercados, farmácias, petshops, padarias, empórios e lojas de conveniência.
- Otimiza o trabalho da equipe: Reduz cerca de 65% da mão de obra dos seus funcionários
4- Invista em mídia digital
Junto ao projeto de merchandising no ponto de venda é uma boa pedida fazer a integração do espaço físico e digital, especialmente em um momento em que se fala tanto de omnichannel para gestão de vendas no varejo.
A tecnologia pode ser boa aliada. Incluir totens, telas interativas e outros elementos virtuais que permitam que o usuário navegue pelo site da loja ou mesmo tenha uma visão mais facilitada do seu negócio (como um mapa da loja se o seu empreendimento for grande) são investimentos interessantes que passam inclusive a sensação de modernidade a sua empresa.
A Green Retail Solutions como sua aliada!
Projetos de design, gerenciamento de categoria, soluções de organização para gôndolas e prateleiras, projetos de comunicação visual e sinalização são as especialidades da Green e nós fazemos questão de atender cada cliente de forma única, fornecendo soluções completas, estratégicas e específicas para o seu empreendimento.
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