Varejo no mundo pós-pandemia: Como reter novos clientes?

24 de fevereiro de 2022 Blog, Varejo
mundo pós pandemia

No início de 2020, o varejo físico precisou se adaptar rapidamente a uma pandemia mundial que impedia que os clientes visitassem presencialmente as lojas devido à necessidade do isolamento social. Mas com o avanço da vacinação e o mundo pós-pandemia se adaptando à nova realidade, uma pergunta não quer calar: como fica o varejo nessa história?

Essa pergunta foi respondida em um dos painéis da NRF Retail Converge de 2021. Segundo o presidente do Conselho de Administração da NRF, Mike George, norte americano, a previsão está otimista em relação ao varejo no mundo pós-pandemia. A previsão é que 80% das compras ainda serão feitas nas lojas físicas, pelo menos nos Estados Unidos.

As previsões se confirmaram na NRF de 2022 que, dentre outros assuntos, apostou na revisão do modelo de negócios aplicado à experiência. Isso diz respeito à venda de produtos relacionada à oferta de serviços. Um exemplo é a Ulta Beauty que trouxe serviços de salões de beleza para suas lojas.

3 maneiras eficientes de reter clientes no mundo pós-pandemia

Apesar disso, a pandemia incentivou o hábito de realizar compras online por razões de segurança e cuidados. O varejo físico, por sua vez, ficou um pouco de lado exatamente pela questão de segurança envolvida, porém o desejo de ir às lojas físicas continuou firme nos consumidores.

Pensando nisso, a Green Retail Solutions, uma empresa especializada na segurança do varejo, design de PDV e soluções personalizadas, trouxe 3 maneiras de atrair e reter novos clientes nesse mundo pós-pandemia! Confira abaixo.

  1. Favorecer a compra em lojas físicas aprimorando a experiência digital

A pandemia favoreceu as compras online e isso não é segredo. Os números de vendas do e-commerce subiram ao redor de todo o mundo e, apesar dessa crescente, as experiências digitais são fundamentais para que o varejo físico cresça no mundo pós-pandemia.

Os varejistas podem – e devem – apostar em experiências online que sejam convenientes para si, mas, acima de tudo, que sejam inovadoras e bastante atraentes aos olhos do público. Isso pode acontecer de diferentes maneiras.

Transmissões ao vivo de momentos importantes, como sorteios, promoções relâmpagos, além de vendas comuns, mas com os vendedores interagindo e garantindo uma experiência personalizada para quem está do outro lado da tela. Tudo isso é muito atrativo e faz com que o consumidor se sinta estimulado para visitar a loja física.

Ou seja: o pós-pandemia deve ser híbrido para que a compra na loja física seja potencializada.

Outros métodos, como realidade aumentada, também são úteis para isso. E o melhor de aprimorar essa experiência, é que você não perde seu consumidor para a concorrência.

  1. Aumentar a oferta de serviço remoto

Além das compras online, os consumidores também acessam mais serviços online. Nesse cenário, a rede varejista, desde o início da pandemia, já aprimorou bastante este canal, mas ainda existe muito a ser feito. 

Muitas lojas de roupas ofertaram e ainda ofertam consultas online sobre estilo, mantendo a segurança que a pandemia exige, mas sem abrir mão de oferecer um serviço personalizado que beneficia também o varejo físico.

Paralelo a isso, os serviços de personal shopper – em que um especialista faz as compras para o consumidor, baseado em seu gosto e preferência – também cresceram.

Existe uma infinidade de possibilidades que o varejo físico pode aproveitar em serviços remotos no mundo pós-pandemia. Mas isso em nada interfere na força que as lojas têm, ao contrário: reforça que a marca ou negócio consegue se adaptar e trazer as melhores experiências para o consumidor.

  1. Cuidar dos consumidores com maior atenção

Em uma pandemia cíclica e imprevisível como a que estamos passando, as pautas de saúde estão em foco e mostrar que os varejistas se preocupam com a saúde e bem-estar de seus clientes é fundamental. Este é um ponto chave que ultrapassa as questões financeiras: é também moral.

Atualmente, é possível que o varejo demonstre essa preocupação de diferentes formas, como comunicar claramente as exigências de segurança, como o uso de máscaras, por exemplo. Além disso, mostrar que o espaço é diariamente higienizado e desinfetado é uma boa pedida para que o consumidor veja que todos os protocolos são seguidos.

Outra maneira interessante que muitas lojas do varejo oferecem para garantir a segurança de seus clientes é o self-checkout, um conceito do varejo inteligente em que o próprio cliente passa suas compras no caixa, sem a necessidade de um atendente. Isso evita o contato do produto com outras pessoas, aumentando a segurança do consumidor.

Além disso, formas de resolver rapidamente a compra é muito vantajoso para o consumidor. Optar por mudar o layout na loja e trazer organização das prateleiras, usando roller e pushers, por exemplo, exemplifica bastante isso, já que diminui o tempo da compra.

 

O varejo físico se adaptou à pandemia do Coronavírus. Afinal, é impossível manter os mesmos costumes diante de um vírus mortal e que mudou a forma como as pessoas vivem – e compram. Apesar disso, ainda há um caminho a ser percorrido, já que nem todos os varejistas conseguiram se adaptar da melhor maneira à nova realidade.

Agora, no mundo pós pandemia, essas estratégias são fundamentais para que esse setor se torne ainda mais forte.

E para contar com soluções inovadoras de design de varejo, organização e segurança que vão contribuir para que o seu negócio seja mais eficiente, tenha a Green Retail Solutions como aliada.

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