New Retail: O que é na teoria e na prática?

11 de fevereiro de 2021 Blog, PDV
New retail

O varejo está em constante inovação, e o conceito de New Retail tem se mostrado uma experiência positiva para os usuários, e lucrativa para os empreendedores que aderem ao método. Estamos rodeados por tecnologia e os smartphones são componentes significativos nos novos processos de compra sugeridos pelo New Retail. A transformação dos ambientes em Smart reflete o foco em tornar tudo interativo, um movimento já concreto na China e em outros países desenvolvidos, envolvendo desde os códigos de barra dos produtos até os espelhos do banheiro, que possibilitam os usuários o experimento de roupas e maquiagens de forma virtual.

O que é New Retail?

Conceito criado por Jack Ma, CEO do Alibaba, o New Retail é a visão do que será o novo varejo para o mundo e, dentro dessa concepção, podemos definir alguns pontos:
  • A integração da loja física com a plataforma de e-commerce;
  • Suprimento logístico funcional e integrado para os ambientes físico e digital.
  • Uso intensivo de dados para todo o processo de decisão;
  • Política de negócios diferenciada, com novos modelos de gestão e meios de pagamento com o uso de Blockchain.
Um dos maiores exemplos práticos de New Retail é o Hema Supermarket, um projeto do Alibaba que exemplifica perfeitamente a fusão entre a compra online e offline (O2O). Nesse supermercado, tudo é feito a partir do smartphone, portanto é necessário que o usuário baixe o aplicativo e use o celular como scanner em todos os produtos para realizar a compra e obter mais informações. O Hema também oferece um sistema de compra onde o usuário seleciona pelo aplicativo quais produtos ele quer comprar, a equipe separa os itens de forma otimizada em sacolas codificadas, e então uma máquina distribui os pacotes para entrega, que são feitas em um raio de 3Km da loja em até 30 minutos.

O New Retail no Brasil

Será que o varejo brasileiro está pronto para o New Retail? Contamos com inúmeras redes varejistas que estão em constante avanço tecnológico e o consumidor brasileiro já tem um comportamento mais inclinado para a experimentação e inovação no PDV. Não podemos esquecer que a tecnologia acelera a chegada de novas tendências. Hoje no Brasil, são mais 230 milhões de smartphones ativados, sendo que a população brasileira atual é de 211 milhões. Além disso, 79,9% dos cidadãos brasileiros já têm acesso a internet. Esses dados mostram que o cenário atual é positivo para a implementação do New Retail e que a tendência do consumidor é dar preferência para soluções que o encantem em uma nova experiência com o varejo.

Como implantar o New Retail?

O modelo de varejo conceituado por Jack Ma não possui uma receita pronta, mas sim um conjunto de ações que vão otimizar o processo de distribuição, inovar na experiência do usuário e agregar novas jornadas de compra para o consumidor. A Green Retail Solutions pode te ajudar nesse projeto! Contamos com soluções de varejo inteligente, equipe especializada em estratégias de redução de perdas no PDV e design otimizado para criar experiências atrativas para o consumidor.