O design de varejo e as cores: uma união importante

17 de novembro de 2022 Blog

Existem vários estudos que afirmam que as cores possuem um enorme poder de influência na percepção humana, por isso as teorias das cores são estudadas em vários campos, como na psicologia, arquitetura e até no marketing. E no design de varejo isso não seria diferente. 

Dentro do varejo, elas têm o poder de indicar e dialogar com o consumidor e o seu uso correto pode influenciar positivamente nos resultados das vendas. Segundo um estudo realizado pelo especialista em cores Satyendra Singh, da Universidade de Winnipeg, no Canadá, entre 62% e 90% do julgamento do consumidor sobre um produto, enquanto passa pela decisão de compra, é baseado na cor.

Entender sobre o uso das cores nos projetos de design de varejo é tão importante quanto sua utilização nas lojas e nos estabelecimentos. Para saber mais sobre isso, continue lendo este artigo!

 

O que é o Design de varejo?

O design de varejo é uma estratégia para aperfeiçoar a experiência do cliente no varejo e tornar todo o processo de compra mais fácil e ágil. É uma forma de trabalhar sentimentos e facilitar a venda dos produtos disponíveis no estabelecimento.

Trata-se de ir muito mais além do que oferecer produtos na loja com facilidade, mas usar noções de arquitetura para transformar o negócio, tomando como base o tipo de consumidor e sua necessidade. 

Nessa hora, o uso das cores facilita o processo de captação de atenção do consumidor para o produto que está sendo exposto e complementa a estratégia de design de varejo

 

Quais cores utilizar no design de varejo?

A combinação de cores, em qualquer ambiente, nos impacta de tal forma que pode ditar nossas emoções e sentimentos. Um exemplo disso, são as prateleiras de doces em supermercados, com produtos bem coloridos e chamativos nas lojas.

Quando se trata de design de varejoa escolha dessas cores que vão compor a sua loja é um fator que precisa de atenção, afinal, é importante construir padrões visuais tanto nas dependências da loja, como também nas mobílias, materiais de apoio e até no uniforme da equipe.

Projetos funcionais de sinalização no PDV com cores assertivas, focando na melhor orientação do cliente na loja, trarão uma melhoria considerável na performance de vendas do seu negócio. Porém para escolher a cor ideal para o design do seu negócio é preciso conhecer bem o seu público e sua marca, além de um estudo bem detalhado, realizado por profissionais experientes em design. 

 

Escolha a melhor opção para o seu varejo!

Personalizar o mobiliário e disposição do PDV com as cores certas é fundamental para conseguir fortalecer a identidade visual, trazer mais praticidade e conforto para seus clientes. 

A Green Retail Solutions é uma empresa que está sempre de olho nas principais tendências, com um time especialista que oferece projetos completos e personalizados para o PDV, aliando criatividade, funcionalidade e estratégia comercial. 

Somos especialistas em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo. Gostou das soluções de Retail Design que podem ser aplicadas na sua loja? Entre em contato e solicite uma proposta personalizada!