Entendendo o fenômeno O2O, ou Online-to-Offline.

2 de dezembro de 2021 Blog, Varejo
O2O

Momentos turbulentos costumam gerar (ou até mesmo acelerar) grandes oportunidades e o fenômeno do O2O, Online-to-Offline, para o pós-pandemia é um exemplo disso. A verdade é que mesmo antes do Coronavírus, os varejistas já estavam preocupados em tornar a sua operação omnichannel, ou seja, integrar os seus canais de venda para oferecer uma experiência única para o seu cliente, independente de onde ele esteja, mas agora, novas necessidades estão surgindo. 

 Essa tendência já se tornou uma realidade na China e promete se popularizar no Brasil nos próximos anos, e por isso, se você é um empreendedor e deseja ficar à frente da concorrência, é importante conhecer esse conceito. E para colocá-lo em prática, existem várias soluções tecnológicas que estão traduzindo a nova era do varejo digital (e você vai conhecer algumas delas aqui com a gente). 

Com o aumento das vendas online muitas pessoas começaram a acreditar que o varejo físico poderia deixar de existir, mas na prática, estamos vendo o oposto disso. Segundo dados do Indicador de Atividade do Comércio (IAC) do Serasa, o primeiro semestre de 2021 apresentou um crescimento de 10,1% nas vendas do varejo físico brasileiro, o que resultou na maior alta semestral desde 2010. Isso mostra que o varejo físico está mais vivo do que nunca, e à medida que o nosso “antigo normal” está voltando, a tendência é crescer ainda mais. 

Algumas gigantes do mercado mundial já começaram a se movimentar quanto a isso, como o Google, que lançou sua primeira loja física este ano e a Amazon, que é uma das maiores empresas do varejo eletrônico e está com planos de abrir centenas de supermercados físicos. Além disso, temos a Meta, um universo altamente tecnológico e digital, mas que também tem planos de abrir lojas físicas no futuro – segundo rumores. 

Mas afinal, o que é O2O?

O O2O (Online-to-Offline) é considerado por muitos como uma evolução do Omnichannel, onde as operações além de integradas, e com uma experiência única, seja qual for o canal de venda, também está totalmente focada em oferecer o melhor dos dois mundos para garantir uma boa experiência de compra para o consumidor. 

Não há como negar que existem vários aspectos que influenciam tanto na compra online como offline. No online, existe a praticidade de conseguir consumir o produto com rapidez e receber a compra do conforto de casa, por outro lado, no offline, o cliente pode vivenciar a experiência da loja, tocar o produto, muitas vezes prová-lo e ter um contato com os vendedores. 

A proposta do O2O é justamente unir os pontos fortes de ambos. Mas como isso acontece?

Vamos dar um exemplo simples: você comprar um produto na loja online, mas, se por alguma razão ele não for o que você esperava, pode ir até a loja física trocar diretamente. Ou até mesmo, comprar na loja online e no mesmo dia ou no dia seguinte, retirar na franquia mais próxima. 

Tudo isso colabora para uma jornada mais humanizada, atrativa e rica para o seu consumidor. 

Como trabalhar a experiência do varejo físico?

Um ponto de atenção para quem deseja trabalhar a estratégia O2O na loja é a de não esquecer de investir no varejo físico. O erro de muitos empresários atualmente é destinar 100% da verba no digital, e esquecem de tornar a loja mais acolhedora e atrativa para seus clientes. 

Existem várias formas de garantir uma boa experiência: a partir de um layout de loja que deixa o espaço mais fluido, a escolha de cores para o ambiente que remetam a sua marca e também despertam boas sensações no visitante, bem como a distribuição de produtos nas prateleiras e gôndolas. Até mesmo o cheiro pode ser algo inovador! Existem vários estudos que comprovam que o aroma pode despertar o desejo de compra no cliente. 

O importante é tomar as decisões pensando no público que se deseja atingir e quais serão as propostas para atraí-lo. Nesse contexto, a Green pode te ajudar! Especialista em criar experiências bem sucedidas e memoráveis no varejo físico, a Green oferece diversas soluções que vão desde o projeto da sua loja até equipamentos que contribuem com a melhor exposição dos produtos e, consequentemente, maior resultado em vendas e satisfação do cliente. Saiba mais clicando aqui para solicitar um orçamento agora mesmo!