Prevenção de perdas em supermercados: 3 Soluções essenciais

10 de janeiro de 2020 Blog, Segurança, Varejo
Prevenção de perdas em supermercados

Trabalhar a prevenção de perdas em supermercados é bem mais rápido, simples e econômico do que criar estratégias mirabolantes para alavancar as vendas. Em paralelo às ações de marketing e divulgação, é preciso reforçar a segurança e aproveitar as novas tecnologias disponíveis no mercado, evitando assim prejuízos e diminuindo as incidências de roubos e avarias no varejo.

Sempre que o produto não chega até as mãos do consumidor acontece uma perda para o estabelecimento, dessa forma é imprescindível identificar, entender e mapear esses processos para resolver de vez esse problema.

De acordo com os dados da 19ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, as perdas em supermercados brasileiros somaram R$ 6,7 bilhões em 2018, o que corresponde a 1,89% do faturamento bruto do setor.

Neste artigo falamos sobre como reconhecer e resolver essa situação, para melhorar a segurança na sua loja!

Como identificar os focos de prejuízo

Antes de traçar estratégias para reforçar a segurança, é preciso identificar a fonte do problema. Observar a dinâmica da loja e criar um processo padrão que, diariamente, analise e gerencie os movimentos que impactam os produtos é essencial. Isso vale desde a fase de recebimento, até o manuseio, armazenamento no estoque e trabalho no ponto de venda.

Extravios e avarias podem ocorrer em todas essas etapas, por isso a necessidade de criar um plano de controle interno e, além disso, destinar um ou mais profissionais capacitados para gerenciar as normas de segurança.

3 soluções para reforçar a prevenção de perdas em supermercados

Além dos processos padrões, existem algumas soluções de segurança que podem ajudar a proteger seus produtos, evitar furtos e melhorar a apresentação deles no PDV.

  • Pushers e Roller Trays

Ideais para uma organização e exposição sempre impecável dos produtos, os pushers e roller trays também contribuem para a segurança no ponto de vendas, reduzindo avarias e furtos por quantidade, além de agilizarem a reposição dos itens. Ambas as soluções são ótimas para a aplicação em gôndolas, freezers e refrigeradores do supermercado.

  • Antenas Antifurto

Esses equipamentos ajudam a identificar sempre que um produto, equipado de etiqueta de segurança, está saindo da loja. Através de sensores e um software especializado para este sistema, é possível controlar a movimentação e evitar extravios no estabelecimento.

  • Cadeados Eletrônicos

Voltados para potencializar a proteção de aparelhos eletrônicos como smartphones, tablets, câmeras e notebooks, os cadeados eletrônicos possibilitam a exposição segura dos produtos. Permitem que o cliente interaja com o aparelho e manuseie ele, sem gerar riscos para o supermercado.

O seu ponto de vendas já conta com as soluções que comentamos aqui hoje? A adoção de boas práticas de segurança e a implantação de um sistema eficiente são decisivos para a prevenção de perdas em qualquer supermercado, mas cada negócio é único e, por isso, é indispensável contar com um projeto personalizado!

Especialista em soluções para a exposição de produtos e a segurança no varejo, a Green já contribuiu para as maiores redes varejistas no Brasil a estabelecerem projetos verdadeiramente assertivos. Entre em contato com a nossa equipe e entenda tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!