Principais tendências no varejo para considerar

20 de fevereiro de 2020 Blog, Varejo
tendências no varejo

A otimização da experiência do usuário marca a década com tendências no varejo que aproximam cada vez mais o cliente do produto, e promovem a autonomia do consumidor na loja. É essencial que os equipamentos de segurança do PDV sejam soluções de experimentação para o usuário sem causar a sensação de desconfiança. Nesse critério, os cadeados eletrônicos já se consolidaram como ferramentas de interação extremamente eficientes e seguras para o estabelecimento. Se considerarmos a solução acima como um implemento recente e bem-sucedido no mercado, podemos elencar outras tendências no varejo que também podem se destacar em um futuro breve!

7 tendências no varejo que se destacam atualmente

Novas tecnologias focadas na experiência de compra passam por todos os canais de vendas, iniciando no comércio eletrônico, passando pelo atendimento automático das redes sociais, e chegando até o momento de comprar um produto de forma totalmente autônoma em um caixa sem operador na loja física. A primeira tendência que listamos é um reflexo desse avanço:
  1. Experiência omnichannel
Se traduzirmos a palavra omnichannel do inglês, temos um termo que podemos definir como “todos os canais”. A experiência omnichannel no varejo é o uso conjunto e interligado de vários canais de comunicação ao mesmo tempo, com o objetivo de aproximar a loja física da virtual e otimizar a experiência do usuário. Quando nos colocamos na posição de consumidor, essa experiência se reflete na agilidade do atendimento e no encantamento com a marca que proporcionou uma experiência positivamente ágil.
  1. Automatização de armazéns
Com foco na logística do varejo, essa é uma das tendências que visam tornar automáticas as tarefas pertinentes ao armazém. Para que essa automatização possa acontecer é necessário que todo o armazém seja estrategicamente projetado para reduzir o espaço necessário de armazenagem e a movimentação dos produtos do estoque. Esse tipo de armazém é uma tendência no varejo que promove a redução de perdas, redução de custos e o aumento da produtividade.
  1. Sistemas de controle online
Hoje, existem soluções na forma de sistemas que oferecem gestão unificada das ações de marketing, segurança da loja, se os produtos estão precificados corretamente ou fora do planograma. A Green Retail Solutions disponibiliza um software com todas essas e outras funcionalidades. Conheça o smartcircle e dê mais um passo na inovação do seu negócio. [Incorporar vídeo]
  1. Inteligência artificial
Dentro do conceito da inteligência artificial como tendência no varejo, podemos destacar duas ferramentas:
  • Chatbots
    • Um robô que, a partir do chat do seu site, Facebook Messenger ou WhatsApp, esclarece as dúvidas dos seus clientes e oferece produtos de acordo com o perfil do usuário.
  • Automação de e-mails
Ferramenta que automatiza seus e-mails e a coleta de dados de seus clientes a partir da conversão em formulários e ofertas do seu site ou landing page.
  1. Telas interativas
As telas interativas já fazem parte do nosso dia a dia e podemos citar como exemplo as redes de fast food, onde o consumidor chega e não precisa se dirigir até o balcão para fazer o pedido, basta tocar nos ícones que aparecem na tela como se essa fosse um smartphone. Essa tendência pode ser aplicada em todas as formas de varejo, como em lojas de eletroeletrônicos, supermercados com mídia digital out-of-home (MDOOH) e como conceito de provador de roupas digital com o uso de câmeras na tela.
  1. Gôndolas inteligentes
Visando o controle de vendas, segurança, a maximização da exposição de produtos, agilizar a organização e reposição de itens, as gôndolas inteligentes agregam praticidade e confiabilidade ao PDV. Dois exemplos comuns desse utilitário são os Roller Trays e os Pushers. O primeiro é um organizador gravitacional ajustável que otimiza a reposição de estoque ao mesmo tempo que reduz as taxas de furto, o segundo permite que todos os itens estejam sempre alinhados e dispostos ao alcance de seus clientes.
  1. Valorização da sustentabilidade
A sustentabilidade é um fator que agrega valor à marca e contribui diretamente com a economia do negócio, uma vez que ações de economia de energia elétrica e uso consciente de água impactam diretamente os custos da empresa. De forma comercial, a sustentabilidade estimula o engajamento dos clientes com a marca que simpatizam com as causas apoiadas e se tornam mais inclinados a comprar. O varejo passou por inúmeras inovações em 2020, e os varejistas precisam se adaptar de forma cada vez mais rápida. Tendência é evolução e a necessidade humana de se mover na direção do novo e do inexplorado para alcançar novos resultados. A Green está por dentro das tendências no varejo, com a missão de inovar e criar estratégias funcionais para a segurança do seu negócio. Conte com a nossa equipe para elaborar um projeto técnico adaptado às necessidades da sua empresa e, assim, garantir a melhor experiência para o seu cliente!