Retail Design: Conceito de impulsionar suas vendas com o design de varejo

1 de outubro de 2021 Blog, PDV
Retail design

O Retail Design (design de varejo) é uma estratégia para aperfeiçoar a experiência do cliente no varejo e tornar todo o processo de compra mais fácil e ágil. É uma forma de trabalhar sentimentos, emoções e facilitar a venda dos produtos disponíveis no estabelecimento.

Esse conceito pode ser definido como design para varejo, já que pensa em soluções e técnicas mais atrativas para fortalecer a estratégia da equipe de vendas – especialmente agora, com o avanço da vacinação, vai ser um grande suporte para ajudar na produtividade da sua equipe para conseguir uma performance melhor e atender toda a demanda.

Os ambientes digitais e físicos tendem a se juntar cada vez mais em nossas rotinas. Se por um lado a tecnologia proporcionou a chegada de novos canais de venda, há também profissionais que já estão preparados e usando diferentes técnicas para criar um espaço físico mais acolhedor e funcional, que proporcione uma experiência única e que complete a encontrada no digital.

O Retail Design é a solução para trazer essa experiência única para dentro da loja, já que coloca a experiência do cliente no centro de toda a operação. A Green é uma empresa que está sempre de olho nas principais tendências e já oferece projetos completos e personalizados para o PDV que aliam criatividade, funcionalidade e estratégia comercial. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre o conceito e o que podemos oferecer para o seu varejo.

Afinal, o que é Retail Design?

O Retail Design é um conjunto de técnicas aplicadas para criar projetos com o objetivo de tornar a estratégia de venda no varejo mais atrativa. Trata-se de pensar toda a arquitetura com foco em utilizar as melhores práticas para oferecer uma boa experiência de compra.

Iluminação, disposição dos produtos, cor e até o cheiro e música de ambiente podem ser incorporados de maneira estratégica para conseguir tornar o espaço um polo de experiências únicas e ficar à frente dos concorrentes.

Não se trata apenas da estética, mas de funcionalidade e emoções também que o layout ou outros aspectos sensoriais irão despertar no seu cliente. Em poucas palavras, o Retail Design, ou design de varejo, como chamamos na Green, é uma forma de encantar e persuadir o seu cliente, e por isso, precisa contar com criatividade e, especialmente, conhecimento aprofundado sobre o seu consumidor.

Para os varejistas, a grande vantagem é ter um projeto personalizado e único, totalmente em sinergia com o público que deseja atingir. Além disso, o design irá oferecer boas formas de dispor os produtos que facilitam tanto a visualização e alcance do cliente como também da sua equipe de vendas, o que colabora para uma política de prevenção de perdas no seu negócio.

O projeto também pode auxiliar a sua empresa a conseguir mais produtividade, oferecendo um layout que torna a operação mais ágil, já que desenha toda a logística de trabalho que seus operadores podem ter.

A Green oferece projetos de Design de varejo (Retail Design) únicos e que atendem o público que o seu negócio deseja atingir em todas as etapas – da criação até a produção e suporte se necessário. A seguir, confira algumas dicas práticas e entenda como elas podem colaborar para a rotina da sua loja.

Retail Design na prática: o que podemos oferecer?

Não há como negar que o Retail Design é uma estratégia que veio para ficar, e com certeza é uma das maiores apostas para os lojistas que desejam fortalecer e modernizar a estratégia de sua marca no espaço físico. Trata-se de ir muito mais além do que oferecer seus produtos na loja com facilidade, mas usar noções de arquitetura para transformar o seu negócio tomando como base o seu tipo de consumidor.

Mas afinal, como tirar isso do plano das ideias e realmente tornar uma realidade nas lojas? Separamos algumas técnicas que tornam isso possível, continue a leitura para descobrir.

Visual Merchandising

O visual merchandising é uma das grandes tendências do momento. O objetivo é despertar o desejo de compra no cliente por meio do apelo visual. Estratégias sensoriais também acabam entrando no guarda-chuva de soluções que englobam o visual merchandising, logo, vai desde a disposição dos produtos na loja até o aroma e a música ambiente também.

Trata-se de um conjunto de técnicas que tem o objetivo de criar uma experiência mais sensitiva para o consumidor, trabalhando diferentes sensações que despertam algo agradável ao visitante. É uma forma de gerar um encantamento, mesmo para aqueles consumidores que não desejam realizar uma compra inicialmente, eles se sentem “seduzidos” pelo ambiente.

Identidade Visual

A escolha das cores que vão compor a sua loja é um fator que precisa de atenção, afinal, é importante construir padrões visuais tanto nas dependências da loja, como também nas mobílias, materiais de apoio e até o uniforme da equipe. A Green desenvolve tudo isso visando o perfil e identidade da sua marca para ter o máximo de coerência e sinergia com o público que deseja ser impactado.

Displays promocionais e design de produto

Personalizar o mobiliário e disposição do PDV é fundamental para conseguir fortalecer a identidade visual, trazer mais praticidade e conforto para seus clientes. Além disso, incluir displays promocionais é uma forma interessante de se promover e chamar a atenção do seu público-alvo.

Gostou das soluções de Retail Design que podem ser aplicadas na sua loja? Existem muitas outras que são perfeitas para fortalecer a sua estratégia de vendas e de marca e a Green está preparada para criar o seu projeto e colocar ele em prática. Que tal preparar o seu varejo para a chegada dos seus clientes de maneira personalizada? Entre em contato e solicite uma proposta personalizada!