5 formas de reforçar a segurança de uma loja

29 de julho de 2021 Blog, Segurança
Segurança de loja

Manter a segurança de loja é fundamental para reduzir perdas no varejo e oferecer um ambiente mais seguro e confiável para seus clientes. Quando falamos sobre esse assunto no Brasil, o problema é muito grande,

Segundo um estudo da Abrappe, o varejo brasileiro acumulou um total de R$ 23,26 bilhões de itens perdidos em 2020. Os números foram trazidos pela 4ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada em parceria com a consultoria EY. Imagina o que é possível fazer com uma economia dessas? Investir em inovação, contratar novos funcionários, P&D, entre tantas outras coisas.

Ainda segundo o estudo, as perdas podem ser divididas em duas categorias: perdas conhecidas (produtos sem condições de venda que sofrem algum dano no estoque ou nas prateleiras) e perdas não identificadas (furtos).

Não há dúvidas de que a segurança de loja precisa de investimentos para evitar os dois tipos de perdas e isso só é possível com organização e tecnologia como aliada. A seguir, separamos 5 dicas para você tornar o seu varejo mais seguro. Confira!

1- Invista em vigilância eletrônica

Para contar com a segurança de loja – do estoque até o PDV, é importante que o seu varejo conte com acessórios eletrônicos para conseguir isso, afinal, eles oferecem uma forma mais automatizada de prevenir furtos e perdas em todo o espaço.

Câmeras de segurança, antenas antifurto, etiquetas de segurança e etiquetas de itens individuais contra roubo são alguns equipamentos que vão ajudar a garantir um ambiente mais seguro para o seu negócio.

2- Monitore etiquetas de segurança em tempo real

O provador é um ambiente propício para furtos, já que não é monitorado por câmeras. Para evitar esse tipo de problema, é importante contar com uma equipe treinada e ágil, que faça o monitoramento da etiqueta em tempo real. Nesse sentido as etiquetas rígidas são as mais indicadas, pois são discretas, não atrapalham a experimentação e precisam de um mecanismo específico para desacoplar.

Isso é importante porque uma das atividades fraudulentas principais que acontecem no varejo é a troca de uma etiqueta com valor mais caro por um mais barato, logo, a pessoa leva uma peça por um preço mais caro.

3- Proteja o seu PDV

Manter a segurança de loja é fundamental em todas as etapas, e o PDV não poderia ficar de fora. Para isso, garanta que todos os componentes fiquem fixados na bancada, e que o ponto de vendas não ficará sozinho, sem um funcionário presente.

Uma boa saída é investir em um CFTV para identificar atividades fraudulentas como roubo de dinheiro e comportamento desonesto em relação aos seus próprios funcionários.

4- Tecnologia no estoque

O estoque muitas vezes acaba sendo alvo de furtos por ser um ambiente muitas vezes não organizado e sem controle. Para evitar esse tipo de problema, é possível contar novamente com a tecnologia para garantir a segurança no seu depósito.

Um estudo da National Retail Security Survey de 2018 apontou que funcionários desonestos correspondem por mais de 33% das perdas no varejo, dando um prejuízo de U$ 15,54 bilhões aos lojistas.

Investir em CFTV é um jeito de identificar atividades fraudulentas no estoque, assim como:

  • Ferramentas de RFID para rastrear e localizar os itens de maneira mais rápida;
  • Avaliar o estoque, analisando a quantidade de pedidos x estocado;
  • Inclua itens de alto valor em gavetas com chaves inteligentes para rastrear o acesso de cada um da equipe.

Outras soluções para segurança nos estoques também podem e devem ser implementadas, como por exemplo as próprias antenas antifurto e as soluções de SmartLock da InVue que hoje é parceira da Green. Essa tecnologia reforça a segurança da loja por completo e ainda agiliza as operações, visto que se trata de uma única chave eletrônica para abrir todas as fechaduras e cadeados eletrônicos da loja.

5- Faça o acompanhamento de toda a cadeia de suprimentos

Quando se está pensando em estratégias para garantir a segurança de loja, é fundamental pensar em todas as etapas que o seu produto vai passar até chegar às mãos do consumidor final.

A tecnologia RFID ajuda a endereçar o local exato que um produto está, seja dentro ou fora do seu estabelecimento. Por essa razão, é uma tecnologia fundamental mesmo quando o produto está com as transportadoras. Vale ressaltar que essa é uma tecnologia ainda pouco inserida no mercado brasileiro e, portanto, pouco conhecida por grupos que se organizam para realizar furtos.

Com tamanha precisão, a tecnologia RFID é capaz de reduzir drasticamente o número de furtos e perdas de produtos na sua loja, o que contribui para maior controle sobre o seu estoque e gera oportunidades de promoções, pois, traz uma visão mais clara para os vendedores de quantidade de itens estocados.

Fica claro que para garantir a segurança de loja, o seu estabelecimento precisa contar com tecnologia. A Green possui sistemas e soluções tecnológicas para o mercado varejista evitar perdas e ainda potencializar suas vendas. Quer conhecer mais? Entre em contato e solicite um orçamento!