A importância da tecnologia no varejo

24 de fevereiro de 2023 Tecnologia

O avanço da tecnologia no varejo tem gerado uma série de impactos positivos na experiência de compra e venda. O seu uso gera benefícios tanto para os gestores e lojistas como para os clientes e, por isso, entender mais sobre a sua importância é fundamental para se destacar no mercado. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Córtex, o setor varejista no Brasil é o que mais investe em tecnologia para melhorar os seus negócios. Mais de 233,4 mil empresas foram avaliadas e, desse público total, 19 mil delas investem em soluções tecnológicas pela necessidade de oferecer uma melhor experiência aos seus clientes. 

Com esse cenário, entendemos que a relação da tecnologia e do varejo é crucial e indispensável em qualquer negócio. Todo varejo precisa adotar práticas assertivas que o façam evoluir e se atualizar, e a tecnologia está disponível exatamente para isso. 

Qual a importância do uso da tecnologia dentro do varejo?

Antes de entender sobre a tecnologia no varejo, é importante compreender o papel vital do varejo na economia brasileira. Ele é o responsável pelo maior número de empregos no nosso país, sem contar que ele ocupa cerca de 47% do PIB nacional, segundo consta a matéria do Jornal Contábil. 

Sendo assim, por si só, o varejo garante muitas vantagens para a sociedade. Entretanto, pensando pela perspectiva empresarial, quando se trata da tecnologia aliada ao varejo, sua importância ganha ainda mais significado. 

A tecnologia sozinha também tem o seu valor: com o seu apoio inteligente, todo ambiente se torna mais fluido e moderno. E no varejo, isso não seria diferente. 

Com a transformação digital no setor varejista, é possível melhorar inúmeros fatores operacionais e a sua comunicação com o público. Os consumidores passam a ter experiências únicas e todo o seu negócio oferece muito mais segurança.

E não para por aí. Também é possível oferecer soluções de tecnologia no varejo para otimizar e controlar melhor toda a operação, desde o fluxo de vendas até a gestão de estoque.

Os benefícios da tecnologia no varejo

O varejo que investe em ferramentas tecnológicas possuem muitas vantagens competitivas no seu negócio. Mas os seus principais benefícios podem ser resumidos em:

  • Redução de custos;
  • Sustentabilidade;
  • Segurança.

A redução de custos é um dos principais benefícios do uso da tecnologia no varejo. Ao utilizá-la, será possível diminuir as despesas nas operações, como: processos desnecessários, falhas, retrabalho e outros gargalos processuais.

 A sustentabilidade no mercado também é um privilégio para quem faz o uso da tecnologia em seu negócio, já que, dessa forma, a empresa consegue planejar melhor o seu crescimento, identificando oportunidades e riscos, além de entender o que é preciso ser feito para se manter saudável. Com as  tecnologias, também é possível permanecer forte em um mercado extremamente competitivo. 

Por fim, a vantagem da segurança que a tecnologia no varejo proporciona merece uma atenção especial. Segundo a Associação Brasileiras de Prevenção de Perdas (Abrappe), as maiores perdas no varejo são resultados de três situações: quebras operacionais, furtos internos e externos. 

Com a tecnologia no varejo, será possível  criar estratégias eficientes na prevenção de perdas, resolvendo esses tipos de problemas.

Algumas outras vantagens importantes do uso da tecnologia no varejo são:

  • Melhor experiência do consumidor;
  • Melhor jornada de compra;
  • Maior produtividade no time;
  • Mais conforto para o consumidor;
  • Maior rentabilidade para o negócio.

Seu varejo mais seguro com a tecnologia certa!

A tecnologia no varejo é, sem dúvidas, uma grande aliada ao setor, devido aos seus inúmeros benefícios proporcionados, desde a redução de custos e sustentabilidade até a proteção contra roubos e furtos.

A Green Retail Solutions é especializada em fornecer tecnologia para o seu varejo, com soluções de segurança e gerenciamento para exposição e experimentação de produtos. Nossa linha de produtos oferece qualidade, design moderno e versatilidade, permitindo uma ótima experiência de compra para os consumidores e uma prevenção de perdas eficaz para os varejistas.

Para saber mais sobre os nossos sistemas e equipamentos e conhecer o nosso portfólio, entre em contato com os nossos especialistas e solicite uma avaliação personalizada para a sua loja!