Tolerância zero para as perdas no varejo supermercadista

27 de setembro de 2023 Blog, PDV, Segurança, Tecnologia, Varejo

O índice médio de perdas no varejo em 2022 foi de 1,48%, o que representa algo em torno de R$ 31,7 bilhões, contabilizando que o varejo restrito movimentou R$ 2,14 tri no ano passado, como aponta a 6ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro. O ranking de perdas é liderado pelo varejo supermercadista, segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), especialmente a categoria de Mercado (loja de vizinhança), com 3,07%, a frente de Supermercado Convencional, que registrou 2,37%.

Aqui vai uma dica fundamental para o varejo supermercadista. Trabalhar a prevenção de perdas nas lojas é bem mais rápido, simples e econômico do que criar estratégias mirabolantes para alavancar as vendas. Em paralelo às ações de marketing e divulgação, é preciso reforçar a segurança e, principalmente, aproveitar as novas tecnologias disponíveis no mercado, evitando assim prejuízos e diminuindo as incidências de quebras operacionais, erros de inventário, perdas e furtos na loja, desvio de mercadorias no estoque, fraudes de terceiros, erros administrativos, entre outras causas.

O varejo supermercadista tem a plena consciência de que zerar as perdas é uma utopia. Mas reduzí-las é mandatório e perfeitamente possível desde que o tripé tecnologia, processos e pessoas atue de maneira integrada. O cliente, por sua vez, também agradece, já que medidas de prevenção e redução dos índices de prejuízos melhoram a rentabilidade dos negócios – com as margens de lucro, mesmo que mínimas garantidas, os preços dos produtos tendem a estabilizar.

 

Tecnologia, uma aliada da prevenção de perdas

Para ajudar varejistas e profissionais do segmento a lidar com a redução das perdas, a tecnologia oferece soluções sob medida, como o CFTV, vigilância eletrônica de produtos (antenas antifurto etiquetas eletrônicas que disparam alarmes na saída da loja), protetores acrílicos e sistemas de monitoramento do PDV. Câmeras de alta definição, por exemplo, facilitam a identificação de infratores em ambiente de loja e podem inibir as ações das pessoas mal-intencionadas.

Uma das boas novidades do mercado em questão de monitoramento é o Veesion, um sistema da Green Retail Solutions que utiliza recursos tecnológicos avançados de inteligência artificial para a detecção automática de furtos em tempo real. Ele pode ser implementado em sua própria infraestrutura de CFTV. Entre seus principais benefícios estão a identificação de gestos suspeitos em tempo real, a erradicação de furtos recorrentes e a redução de custos na segurança.

O funcionamento do Veesion ocorre através da detecção humana, reconhecimento de objetos, reconhecimento de gestos corporais e entendimento do comportamento. Uma inteligência artificial completa para garantir que todo o seu estabelecimento seja monitorado. Essa IA usa a tecnologia evolutiva de aprendizagem, fazendo a gravação de corredores de compras, depois a detecção de algum comportamento suspeito e, enfim, um alerta de vídeo que é enviado para a central de segurança da empresa. 

EAS e organizadores ajudam varejista a reduzir perdas

As tecnologias, como se vê, são ótimas aliadas para a prevenção de perdas. Além do monitoramento por vídeo, as soluções em EAS – como antenas, etiquetas e desativadores – são também muito recomendadas. Esses equipamentos ajudam a identificar sempre que um produto, equipado de etiqueta de segurança, está saindo da loja. Através de sensores e um software especializado para esse sistema, é possível controlar a movimentação e evitar extravios no estabelecimento.

Para o supermercado também os roller trays da Green Retail Solutions são ideais para uma organização e exposição sempre impecável dos produtos. Eles também contribuem para a segurança no ponto de vendas, reduzindo avarias e furtos por quantidade, além de agilizarem a reposição dos itens. A solução é ótima para a aplicação em gôndolas, freezers e refrigeradores do supermercado.

 

Gestão é essencial em toda a operação

Mas vale lembrar que de nada adianta a melhor tecnologia se seus funcionários não estiverem preparados para usufruir dos benefícios dessas soluções. Por isso, treinar as equipes é fundamental, pois o melhor nível de segurança só é atingido com o trabalho conjunto de pessoas e sistemas.

A falta de iniciativas de prevenção de perdas em supermercados traz consequências financeiras e reduz o potencial de crescimento. Qualquer percentual de aumento na margem de lucro faz diferença. Se concorda, bora lá colocar as mãos na massa???!!!

 

prevenção de perdas; perdas; varejo; varejo supermercadista; lucro; quebras operacionais; CFTV; EAS; etiquetas; antenas antifurto; Veesion