Conheça boas práticas para aumentar o lucro de sua loja
Não importa o tamanho, e independentemente de qual segmento do varejo for, é imprescindível que toda empresa adote boas práticas para prevenir as perdas, sejam elas conhecidas (produtos vencidos, avariados etc), ou desconhecidas (furtos, fraudes, erros operacionais etc). Desenvolver estratégias, investir em tecnologias e promover treinamentos com os colaboradores são essenciais e buscam, com a redução das perdas, aumentar o lucro da companhia.
Mas como fazer isso e propagar as boas práticas? É certo que o trabalho de prevenção de perdas não nasce da noite para o dia. Alguns passos são fundamentais, a começar pelo apoio da diretoria com o tema, algo que no varejo brasileiro está amadurecendo e vem registrando bons resultados. A realidade de quem não tem um Departamento de Prevenção de Perdas e não vêm realizando boas práticas, pode chegar até 11% de perdas em relação ao faturamento, segundo uma pesquisa realizada nas pequenas e médias empresas.
Portanto, é mandatório que empresas que ainda não têm um trabalho desenvolvido em prevenção de perdas devem fazê-lo imediatamente. As boas práticas em uma companhia começam com a adoção de cinco pontos: a priorização do tema, mapeamento dos processos, estudo de implantação de dispositivos e tecnologias, treinamentos da equipe de colaboradores (e não só da área de segurança, gestão de riscos, prevenção de perdas) e definição de metas.
Todas as lojas sem exceção possuem perdas e zerá-las é uma utopia. O nível aceitável deve ser conhecido pela empresa e precisa ser considerado na composição do preço final. As perdas naturais de cada negócio precisam ser consideradas, administradas e reduzidas.
Boas práticas devem contabilizar tecnologias para prevenção de perdas
Se você investir nas boas práticas que evitam perdas e furtos, mercadorias como os Produtos de Alto Risco (PAR) terão um potencial de venda extremamente maior. Pois, quando estão sob essas recomendações, eles podem ser expostos nas melhores posições de venda do seu estabelecimento, criando uma atração maior ao consumidor. Por isso mesmo, na cartilha de boas práticas de prevenção de perdas não deve faltar o uso da tecnologia. Um bom controle de estoque é essencial para evitar perdas, além de ser importante fazer um inventário regularmente e ter um sistema eficiente para registrar entradas e saídas de produtos.
Investir em segurança é outra forma de prevenir as perdas. Com sistemas de CFTV e cadeados eletrônicos, o varejista pode monitorar o local e garantir a proteção dos seus produtos. A vigilância eletrônica de produtos (sistemas antifurtos – antenas e etiquetas) é uma das tecnologias mais utilizadas no Brasil. A adesão da equipe ao programa de prevenção de perdas é crucial para os bons resultados. Crie um sistema de metas e recompensas claras para motivar os funcionários, que devem, inclusive, ser preparados e treinados para identificar comportamentos suspeitos.
Busque bons parceiros para fomentar um trabalho conjunto
Com as dicas de boas práticas anotadas, busque no mercado empresas especializadas em tecnologia de prevenção de perdas. Leve em consideração a arquitetura do seu estabelecimento e o orçamento. Nem sempre um sistema muito sofisticado ou um investimento muito grande é diretamente proporcional ao lucro com a redução de perdas.
Aumentar o lucro da empresa em tempos de crise é um tremendo desafio e requer o uso de estratégias bem pensadas. O índice médio de perdas no varejo em 2022 foi de 1,48%, o que representa algo em torno de R$ 31,7 bilhões, como aponta a 6ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro.
São números que impressionam e demonstram a importância e o potencial do que uma empresa varejista pode economizar e transformar em lucro com um bom trabalho de prevenção de perdas. A importância dela é inquestionável e em muitos casos é a diferença entre lucro e prejuízo. A escolha é sua, você decide.