O que é o self checkout e qual a sua utilidade no varejo?

16 de junho de 2022 Segurança, Tecnologia, Varejo
self checkout

Se manter competitivo em um mercado acirrado como o do varejo, demanda estar sempre atualizado quanto às novas tendências para manter a experiência do cliente elevada e eficiente. E uma das melhores formas de fazer isso é através do self checkout.

Afinal, o self checkout é uma tecnologia que promove mais autonomia aos clientes, permitindo que eles realizem suas próprias compras de forma autônoma e intuitiva.

Se interessou pelo produto? Então que tal atualizar a inteligência do seu varejo para se manter alinhado com o mercado? Continue acompanhando nosso artigo e saiba como.

Self checkout: mais liberdade ao consumidor

Como dito, aprimorar a experiência do cliente é fundamental para o varejista, e pensando nisso a tecnologia do self checkout promove mais liberdade aos consumidores para realizarem suas próprias compras de forma totalmente autônoma.

Atualmente, várias redes de varejo já contam com a oferta nesse formato, que deve seguir em expansão nos próximos anos. A praticidade, disponibilidade e autonomia desse canal promovem uma verdadeira revolução no setor varejista.

Quando falamos de self-checkout também estamos falando de uma série de processos, ações e recursos para eliminar os obstáculos encontrados pelos clientes durante a realização das compras (como filas e demora excessiva no atendimento), o objetivo principal dele é tornar a experiência do público mais personalizada e satisfatória. 

Vantagens do self checkout

O self-checkout é uma solução imprescindível, ainda mais para que o “varejo sem atrito” seja colocado em prática. Com ele, conquistamos as seguintes vantagens:

Aumento de vendas e diminuição de gastos

Tirando a responsabilidade das operações de caixa pelos funcionários, outras atividades do seu negócio irão ter mais atenção e, automaticamente, mais produtividade. Há também uma grande diferença de espaço físico ocupado pelos checkouts e pelos self-checkouts, que serão menores e mais práticos.

Ou seja, com a implantação das caixas de autoatendimento, você poderá planejar melhor o layout da sua loja. E convenhamos: o espaço para trânsito dos clientes ou para expor mais produtos pode resultar em um significativo aumento de vendas!

Otimização do fluxo de filas

Você não precisa, necessariamente, abolir os caixas rápidos do seu negócio, porém, o self-checkout poderá dividir esse atendimento de forma eficiente. Basta observar como, em horário de pico, o autoatendimento contribui para desafogar a loja.

Mídia espontânea

Para o consumidor, controlar a compra de seus produtos está diretamente relacionado ao imaginário coletivo de que tudo hoje deve ser automatizado, e essa é uma das características mais marcantes da nossa realidade atual.

Quando o consumidor entra na sua loja e se depara com essa tecnologia, principalmente se não há outros negócios próximos a utilizando, isso chama a atenção e proporciona a oportunidade de divulgação orgânica pelos clientes.

Inclusive, se sua loja for a primeira do município a investir em self-checkout, você será pioneiro no varejo local, o que contribui para chamar a atenção de TV, jornais e revistas.

Alinhamento com o atual cenário do varejo

Inovar é um preceito básico ao mercado varejista. 

O surgimento de soluções que buscam aprimorar a execução de processos, aumentar a disponibilidade, reduzir custos e tornar a gestão mais eficiente, tornou a inovação uma necessidade no ambiente corporativo. Principalmente para quem quer se destacar.

Por isso, as empresas precisam desempenhar um papel ativo neste processo. Ou seja, não basta apenas estar atualizada quanto às novidades do mercado, é preciso analisar estrategicamente cada uma delas e adquirir as que servem melhor ao seu negócio.

Por fim, é importante ressaltar que essa solução pode ser implementada em qualquer rede varejista, independentemente do tamanho, tipo ou segmento.

Proporcionando assim uma experiência única e trazendo ganhos operacionais importantes para a imagem de qualquer negócio, já que você passa a ser visto como inovador e demonstra, dessa forma, se preocupar com a experiência de seus clientes.

Continue por dentro das novidades do varejo com a Green Retail Solution, que sempre busca tendências do setor para trazer aos seus clientes e, assim, deixá-los por dentro das últimas atualizações. Somos especialistas em segurança e trabalhamos com varejo inteligente e design, trazendo soluções completas para você!