5 dicas de como melhorar a experiência de compra no seu varejo

8 de dezembro de 2022 Varejo

Com a competitividade aumentando no setor, o varejo tem percebido a necessidade de se destacar cada vez mais, proporcionando mais vantagens e benefícios para o consumidor. Sabendo da importância das impressões e percepções dos clientes em relação ao setor varejista, promover uma ótima experiência de compra é, disparado, uma das melhores opções para a cativação. 

As estratégias desenvolvidas, desde a apresentação até o acompanhamento do pós-venda, podem garantir o retorno do consumidor em sua loja. Neste artigo, separamos 5 dicas importantes para você melhorar a experiência de compra do seu varejo. 

Como melhorar sua experiência de compra?

A experiência de compra do consumidor vai ditar sua frequência no varejo, por isso, é necessário uma atenção especial sobre como ele irá se sentir no seu estabelecimento. Uma coisa é fato: o seu negócio precisa agregar valor à experiência do seu cliente para receber mais atenção dos possíveis consumidores. 

Segundo uma pesquisa recente realizada pela Infosys, cerca de 86% dos consumidores decidem comprar ou não com base na experiência que tiveram em todo o processo. Proporcionar boas experiências cria laços que são fortalecidos com o passar do tempo, e isso pode acontecer em diversas estratégias no varejo. Abaixo listamos algumas delas para você aplicar na sua loja. Confira!

Abuse da sinestesia

De acordo com o dicionário Michaelis, sinestesia é a união espontânea de sensações, onde um estímulo causa uma sensação e origina uma outra. Um exemplo disso é quando sentimos um cheiro específico e automaticamente revisitamos em nossa mente um ambiente. 

Para marcar seu varejo, a união de sensações pode provocar no consumidor o desejo pelo produto oferecido em sua loja. Além disso, essa estratégia também é benéfica para a consolidação da marca no inconsciente do cliente. 

Em supermercados é bem comum que a loja varejista crie parcerias com marcas e executem ações de degustação de produtos no PDV, sendo uma importante  estratégia para melhorar a experiência de compra. Alguns consumidores não serão influenciados, outros ficarão em dúvida e outros colocarão o produto direto no carrinho de compras. 

Se preocupe com a aparência do seu PDV

A disposição, apresentação e organização dos produtos dentro do seu varejo influencia diretamente na experiência de compra dos seus consumidores. Sem contar que, com uma boa aparência, seu PDV pode ganhar destaque perante a concorrência. 

O aspecto visual do PDV comunica ao consumidor o quanto você está comprometido em recebê-lo e atendê-lo. Os varejos que não se atentam a isso têm menos chances de criar boas relações com os consumidores. 

Um exemplo de estratégia para uma melhor experiência de compra, é o uso de organizadores inteligentes, que exercem uma função de exposição e proteção que valorizam os produtos e ainda faz com que o seu negócio se destaque no mercado varejista, usando tecnologias que apresentam seu produto de forma segura e confortável.

Interatividade 

Experimentação de produtos e pesquisas interativas em seu PDV com o consumidor são algumas das estratégias que podem ser usadas para conquistar a atenção do cliente. Criar um ambiente com design, que torne a experiência de entrar em sua loja ainda mais marcante, pode gerar um aumento significativo em suas vendas, desde que as pessoas que visitem seu espaço se sintam confortáveis, interessadas e surpreendidas. 

O uso de cadeados eletrônicos, por exemplo, é uma ótima forma de expor os produtos com segurança e criatividade. A depender do tipo de cadeado eletrônico, os produtos ganham maior visibilidade, garantindo uma apresentação moderna e inovadora para valorizar seus produtos e otimizar suas vendas.

Treine sua equipe para realizar um bom atendimento

Apesar do bom atendimento não ser o único critério a se pensar na hora de oferecer uma melhor experiência de compra, com ele o seu varejo tem grandes chances de conquistar a clientela com mais facilidade.

Um time bem preparado e que saiba dialogar bem com todos os tipos de clientes passa na frente e garante preferência dos consumidores.

Invista no Design de Varejo

Um PDV personalizado e inteligente é indispensável para se obter sucesso na experiência de compra dos seus clientes. A partir de um bom design de varejo, é possível construir uma experiência  de compra de sucesso.

O uso do design de varejo (também conhecido como retail design), quando bem pensados e desenvolvidos, podem fazer a venda de um determinado produto decolar. Além disso, um bom design pode ganhar o consumidor e fidelizá-lo a sua empresa.  

 

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