O que os clientes estão procurando no seu PDV?

16 de novembro de 2021 Blog, PDV, Varejo
PDV

O varejo modernizou as lojas em tempo recorde nos últimos anos.  A inovação e tecnologia no ponto de venda é definitivamente um dos assuntos do momento entre os lojistas e, para te ajudar a entender mais sobre esse movimento, trouxemos as principais tendências, inclusive, algumas que já se tornaram realidade, relacionadas ao PDV

Mais do que nunca, o foco dos varejistas está na experiência de seus clientes, e o ponto de venda está passando por uma verdadeira transformação para ficar mais alinhado com o que os clientes esperam.

O PDV está se fortalecendo e com a integração digital e tecnológica tende a ficar mais forte do que nunca, oferecendo oportunidades – que já estão disponíveis para integrar a sua loja em todos os canais de venda.

Tendências do PDV no Varejo

O varejo está mais inteligente e isso se reflete principalmente no PDV. Da gestão de estoque até a organização e disposição dos produtos na sua loja, tudo está mudando para melhor e oferecendo um cenário de maior praticidade e produtividade para seus funcionários. 

A seguir, confira as principais mudanças que estão ganhando força no PDV:

Realidade Aumentada

A realidade aumentada se tornou um grande diferencial para oferecer uma gama maior de possibilidades para os varejistas. Segundo um estudo feito pela ReportsnReports, consultoria de pesquisas de mercado, a previsão de investimento em Realidade Aumentada é de R$ 247 bilhões para 2023. 

A experiência é a palavra-chave do momento e a realidade aumentada traz isso de maneira prática para o PDV. Trata-se de um conjunto de tecnologias imersivas capazes de promover um momento único e interativo para o cliente, seja em casa por uma plataforma digital, ou, melhor ainda, se for no seu ponto de venda. 

A Realidade Aumentada é a tecnologia por trás da criação de elementos virtuais sobre a realidade física, como por exemplo hologramas e óculos de realidade virtual. 

Não há limites para a criatividade nesta tecnologia que promete fomentar e tornar o ponto de venda um espaço de lazer e diversão para os clientes. 

Marketing Sensorial

O Marketing Sensorial, como o próprio nome propõe, é uma estratégia que promete estimular os cinco sentidos para despertar sentimentos e desejos no consumidor que visita a sua loja. Você já deve ter vivenciado a experiência de visitar uma loja e o aroma ser simplesmente memorável. Consegue se lembrar de um exemplo assim?

Ou mesmo, quando você vai em uma loja e pode sentir a textura e o toque de um determinado produto e, dependendo, até experimentar – como é o caso de lojas de alimentos que oferecem amostras grátis. Tudo isso se relaciona muito com o visual merchandising, que inclusive compõe essa estratégia. 

BOPIS (Buy On-line Pick Up in-Store)  

Outra inovação relacionada à tecnologia no varejo é o “BOPIs”, que dá a possibilidade de fazer uma compra pelo site e retirar na loja física, evitando dessa maneira gastos com fretes e também demora na entrega se for uma compra mais urgente.

Essa é uma prática do conceito de omnichannel no varejo, mostrando que é possível integrar os canais para trazer mais facilidade e opções ao usuário. Para isso, é importante contar com um sistema PDV que integre o estoque para não correr o risco de perdas ou mesmo de não ter o produto no momento da entrega para o cliente.

Ship from store (SFS)

O Ship from Store é uma metodologia de distribuição que muitos varejistas estão adotando para a estratégia omnichannel. O estoque precisa ser muito bem-organizado, porque o produto sai diretamente da loja física mais próxima do endereço de entrega.

Essa é uma estratégia que barateia o custo com rotas e antecipa a entrega para ser muito mais rápida. Algumas empresas modernas, como o Magazine Luiza, já adotam o SFS. 

Comportamento de compra dos clientes

Uma das maiores mudanças que tem acontecido no PDV, têm sido o próprio comportamento dos clientes, que estão cada vez mais acostumados com a tecnologia. Modalidades de pagamento, que vieram forte nos últimos meses, como PIX e o uso de QRCodes têm sido uma exigência cada vez maior do público em geral.

Com a revolução 4.0 (a digitalização de tudo) é natural que as pessoas se modernizem e esse fenômeno é chamado de sociedade 5.0. Essas mudanças são ainda mais comuns nas gerações mais jovens, nascida entre 1995 e 2010, completamente imersos na mudança do analógico para o digital.

Design de varejo

A Green trabalha oferecendo um plano de design de varejo para modernizar o seu PDV. Que nada mais é do que oferecer uma estratégia que visa tornar a distribuição de produtos e outros elementos do seu ponto de venda mais atrativos para despertar o interesse. 

 

Muito além da estética, a Green oferece um projeto completo para tornar a compra na sua loja prática, acessível e totalmente personalizada com o público que você deseja atingir. 

 

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