A geração Z e o seu poder de compra

20 de maio de 2021 Blog, Varejo
Poder de compra

A sociedade mudou e, com ela, também a era do consumo. Se antes os jovens, especialmente adolescentes e pré-adolescentes faziam parte dos bastidores em um estudo de jornada do consumidor, hoje, esses dois grupos são detentores de grande parte do poder de compra no varejo.

Essa constatação pode ser percebida ao olhar o cotidiano, a internet e mesmo as relações familiares, mas, fica comprovada a partir do relatório Consumer View da National Retail Federation, que apontou o quanto a Geração Z tem influência nas decisões.

Segundo o relatório, 87% das famílias afirmam que seus filhos influenciam nas decisões de compra. Esse novo poder conquistado por essa geração torna as ações no varejo muito mais voltadas a esse público.

A transformação digital é uma das maiores razões para tamanho poder de compra da Geração Z, afinal, os jovens são os mais conectados, pois já nascem em contato com a tecnologia e são educados em contato com ela.

Mas qual o resultado desse fenômeno para o varejo? Um novo perfil de consumidores mais exigentes e que querem tudo “para ontem”. Para suprir essas necessidades, os lojistas precisam explorar mais suas estratégias digitais, pensar em formas eficientes de se comunicar com esse público e acima de tudo garantir entregas mais ágeis que aumentem seu poder de venda.

Onde a geração Z exerce maior influência?

Ainda segundo o relatório da NRF, a Geração Z não possui uma influência unânime, como já é esperado.

A seguir, confira quais são os segmentos que possuem, em ordem do maior para o menor, o maior poder de compra da geração Z:

  • Games e brinquedos;
  • Roupas e sapatos;
  • Alimentos;
  • Jantar fora/delivery;
  • Passeios;
  • Eletrônicos;
  • Viagem;
  • Streaming digital.

O primeiro lugar na lista tem a influência da Geração Z em 92% dos casos, enquanto a última posição fica em 74%, ou seja, mesmo onde ela exerce menor influência, ainda o número é bastante elevado.

Diferente do que se pensa, o poder de compra dessa geração não é relacionado à insistência dos filhos sobre os pais. Muito pelo contrário. A verdade é que os jovens estão mais antenados, buscando novidades e alertas a tendências, isso dá a eles um poder de influência de detentores da informação, e por essa razão, acabam sendo peritos quando o assunto é consumo.

“A crescente influência da Geração Z nos gastos familiares terá um impacto direto no cenário do varejo. Os lojistas têm a oportunidade de explorar esse comportamento e apoiar as compras com tudo incluído”, afirmam especialistas da NRF à frente do estudo Consumer View.

Como o varejo deve se preparar para a Geração Z?

Ficou claro que o poder de compra da Geração Z vai impactar o varejo diretamente, certo? E por isso, é importante investir em processos que tornem a gestão da sua loja mais segura, ágil e com estratégias de marketing bem direcionadas, com um ambiente atrativo, que seja propicio à experimentação de produtos e muito bem sinalizado

Para ajudar, separamos algumas dicas para aproximar o público jovem do seu negócio. Confira!

1- Venda em múltiplos canais

Ter apenas uma loja física ou mesmo um site não é o suficiente para uma geração que está em todos os lugares ao mesmo tempo. Uma experiência multicanal deve ser o primeiro passo da sua experiência – e deve ser evoluída depois para o omnichannel, uma abordagem multicanal para vendas que se concentra em fornecer uma experiência perfeita ao cliente, esteja o cliente fazendo compras online em um dispositivo móvel, laptop ou em uma loja física.

Dessa forma, com uma experiência personalizada e explorando diversos canais, a sua loja varejista estará pronta para criar um relacionamento mais próximo e converter em vendas de maneira mais eficaz com esse grupo tão conectado.

Alguns dos canais de venda mais populares são: e-commerce, marketplace, Facebook, Instagram, loja física, entre outros.

2-  Invista em desing e merchandising

Não basta simplesmente pensar nos produtos que têm boa adesão para com esse público, hoje em dia,  o que essa geração detentora de tanto poder de compra deseja é ter uma boa experiência.

Para isso, o merchandising é um excelente recurso, pois alia os cinco sentidos para uma experiência única. Seja pelo cheiro da loja, as amostras ou mesmo pelas atividades oferecidas para os compradores, tudo isso agrega valor à essa nova geração.

3- Utilize um sistema PDV

Como já falamos por aqui, a Geração Z tem uma grande preocupação com a agilidade, seja na entrega de um produto comprado online ou no atendimento em uma loja presencial. Por essa razão, investir em um sistema PDV é importante para manter a organização da loja e garantir um fluxo de vendas mais fluido.

O sistema PDV tem o objetivo de otimizar e agilizar o atendimento de uma loja. Com um sistema desses, é possível melhorar a experiência de compra como um todo e ainda facilita a rotina de trabalho dos operadores.

Gostou de conhecer algumas ações que podem ser incorporadas à sua loja para atender ao poder de compra da Geração Z? A boa notícia é que a Green possui soluções que vão te ajudar a se adequar. Entre em contato para solicitar um orçamento!