Como criar apelo comercial e manter a segurança no varejo?

28 de janeiro de 2021 Blog, Segurança
Segurança no varejo

Para muitos profissionais varejistas, o assunto “segurança no varejo” está automaticamente conectado com a redução de perdas e maior absorção dos lucros da empresa e, de fato, o objetivo principal é esse quando implantamos soluções de segurança. No entanto, outros fatores positivos são agregados ao negócio a partir do momento que os equipamentos antifurto possibilitam a visualização completa do produto e a experimentação segura para a loja e para o consumidor.

À medida que um ano difícil finalizou e um novo ciclo começou com ondas de flexibilização, o varejo passou a procurar soluções que viabilizem capitalizar e converter o tráfego de que inevitavelmente voltarão ao ambiente do mundo real. Isso já aconteceu durante a temporada de compras natalinas e a tendência é que novos picos surjam, movimentando a economia e, consequentemente, aumentando a preocupação com a segurança da loja, bem como a integridade física dos colaboradores.

Existe uma grande probabilidade que em 2021 o varejo venha a ter menos visitas e menos tempo de permanência do consumidor na loja devido à ameaça persistente do Covid-19. Fazer com que cada visita conte é e continuará sendo uma das principais prioridades para o varejo no próximo período. Essa situação gera o questionamento inevitável: Como o setor pode criar um verdadeiro apelo comercial nas áreas de exposição e, ao mesmo tempo, manter a segurança no varejo?

A segurança no varejo é uma questão de localização

Proteger uma loja contra furtos, crime organizado e ocorrências internas é garantir que a segurança correta seja fornecida no local correto e, muitas vezes, esse processo envolve várias camadas de métodos. Ferramentas devem ser utilizadas como itens de vigilância eletrônica (incluindo etiquetas e rótulos de segurança) para proteger os itens de acordo com o produto.

O ideal é que toda a loja seja protegida por um sistema de segurança com circuito fechado de televisão, conte com treinamento de equipe, tenha layout funcional e até mesmo profissionais especializados em segurança no varejo.

A chave é manter um bom equilíbrio entre proteger o produto e o ponto de venda, ao mesmo tempo que atrair e encantar clientes. Isso significa ter segurança adequada no local certo e levar em consideração o nível de experiência que um cliente espera encontrar em uma determinada loja.

Por exemplo, em lojas de departamentos e lojas de eletrônicos, é comum ver a equipe de segurança na porta. Em uma loja de roupas regular, isso pode ser visto como um exagero e até mesmo repelir a entrada de alguns clientes. Muitas lojas que costumam ter problemas de roubo optam por usar um circuito de televisão para reduzir roubos mas, em outras lojas, os métodos de vigilância precisarão ser mais sutis. Ao mesmo tempo, existem outras opções de segurança que permitem proteger o produto sem mostrar segurança óbvia e perceptível.

A segurança no varejo pode e deve ser sutil

As inovações no campo da vigilância eletrônica de mercadorias (EAS) permitem que antenas de proteção nas lojas fiquem escondidas nas portas, embaixo do chão ou mesmo no teto. Em butiques, varejistas de luxo e até lojas de departamento, essa opção de entrada ajuda a criar um ambiente acolhedor que atrai clientes sem abrir mão de equipamentos de segurança altamente eficientes.

No caso descrito acima, a entrada não é clara à primeira vista, mas é mantida desobstruída e pode ser projetada para realmente melhorar a experiência de compra e satisfazer o cliente. Ao mesmo tempo, o EAS oculto ainda pode monitorar tags, protegendo assim os produtos contra roubo. Além disso, uma nova ferramenta EAS também é fornecida para provadores. Ao adulterar a etiqueta no ambiente privativo do vestiário, ou ocultar o produto na roupa do cliente ou bolsa reforçada, o sistema avisa automaticamente a equipe.

Por mais eficazes que as etiquetas de segurança possam ser, o exagero de segurança deve ser evitado. Isso acontece quanto etiqueta é muito pesada, grande ou ofusca a atenção do produto, em alguns casos impedindo os clientes de realmente interagirem com o produto.

No caso dos produtos eletrônicos como smartphones, smartwatches, tablets e computadores, os cadeados eletrônicos são a escolha ideal. Esses equipamentos permitem que o item seja acessível ao consumidor, mas protegem o produto contra roubo. Eles também motivam o cliente a experimentar o produto, permitindo a interação com os gadgets.

Nestes dispositivos a inovação também está presente. Modelos mais modernos já dispõem de sistemas de alarme wi-fi, o que melhora muito a experiência do cliente pois o produto fica livre e, ao mesmo tempo, garante a segurança necessária.

Enquanto isso, produtos de valor agregado podem ser protegidos em armários com chave ou expositores de vidro, mas a chave aqui é garantir que eles possam ser acessados rapidamente pela equipe para atender o cliente, como por exemplo o uso de chaves inteligentes que podem ser distribuídas a um membro da equipe e programadas para abrir vários compartimentos em sua seção, agilizando este processo. Essa também é uma ótima solução para estoques rápidos, que costumam ficar na loja para fácil acesso da equipe de vendas.

A prevenção de perdas é sempre um equilíbrio, mas em 2021, a criação de um ambiente de varejo atraente é mais importante do que nunca. Nesse sentido, a Green disponibiliza uma série de soluções inteligentes, com o que há de melhor no mercado global de segurança no varejo. Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma proposta personalizada.