5 maneiras de capacitar sua equipe de vendas no varejo

17 de junho de 2021 Blog, Varejo
equipe de vendas

Contar com uma equipe de vendas preparada para o varejo é algo extremamente importante. O vendedor não tem apenas o papel de persuasão, mas de ser um consultor para os clientes dentro da sua loja.

Mais do que nunca, a interação face a face é um grande diferencial quando uma pessoa opta por comprar na loja física no lugar de uma compra online. Nesse momento, os clientes querem entender mais sobre o produto, seu material, como funciona etc.

O mundo pós-covid, no entanto, apresenta desafios ainda maiores, pois é preciso que o vendedor se faça presente, e siga as medidas de segurança.

A equipe de vendas é a principal responsável por garantir uma experiência de compra prazerosa para o cliente na loja física, e por isso, investir em treinamentos é uma oportunidade para ficar à frente da concorrência.

Não é só o relacionamento do cliente que merece atenção quando falamos em capacitação do time de vendas. Por serem os profissionais que estão à frente de toda operação do seu varejo, é importante que alguns pontos sejam levantados, tais como: treinamentos de segurança e política antifurtos, implantação de um PDV Móvel (sistema de atendimento mobile para as equipes terem acesso ao pedido do cliente mais rapidamente), gerenciamento de estoque, capacidade de analisar resultados, entre outros.

Para ajudar, separamos cinco dicas de como capacitar sua equipe de vendas para você colocar em prática agora mesmo. Confira!

 1- Ofereça treinamentos

O atendimento ao cliente precisa de um vendedor que seja claro, conciso e que entenda do produto que está vendendo. Por essa razão, oferecer um treinamento que ofereça suporte é essencial.

Mais do que isso, é importante treinar e dar feedbacks para a equipe de vendas. 69% dos funcionários afirmam que trabalhariam mais se fossem mais apreciados. Isso demonstra que oferecer uma experiência boa de trabalho é o caminho para que o vendedor repasse o clima de engajamento para seus potenciais clientes e o resultado são vendas mais efetivas e aumento da carteira.

2- Investir em um PDV Móvel

O PDV Móvel é um excelente aliado do time de vendas por reunir em uma mesma interface as informações dos seus pontos de venda online. Trata-se de uma solução tecnológica que permite o atendimento mobile, oferecendo mais agilidade ao time de atendimento para entregar um produto com mais qualidade em menos tempo.

A tecnologia no varejo vem revolucionando a forma de comprar, mas principalmente de como vender. O PDV Móvel é um modelo mais econômico e ágil, que permite a geração de relatórios mais rapidamente para uma tomada de decisões mais eficiente.

Outra vantagem é economizar espaço dentro da sua loja, e ter menos desgaste com suporte técnico.

3- Análise de dados

Incentivar a equipe de vendas a ficar atenta aos números é uma maneira eficiente de garantir que os profissionais consigam desempenhar um feeling maior para conquistar vendas no futuro.

A partir de uma leitura de dados, é possível identificar sazonalidades históricas de algum produto específico, abordagens que deram certo, itens que estão em alta naquele momento, entre outros pontos de suma importância para ajudar na criação de planos de ação.

Isso além de ajudar sua empresa a vender mais, também apoia na identificação de possíveis gargalos operacionais, o quão ocupada uma loja está e quais produtos estão com pouco estoque.

4- Produtividade

Não há dúvidas de que o pós-pandemia vai contar com um número de pessoas interessadas em visitar as lojas físicas, seja para compra ou mesmo para conhecer os lançamentos e rever o estabelecimento. O time de vendas deve estar pronto para esses dois perfis.

Uma maneira de ajudar a equipe a ter maior produtividade e perder menos tempo com burocracias é fazer o rastreio de uma ferramenta RFID no estoque. Chaves inteligentes e dispositivos portáteis também são opções viáveis para garantir maior agilidade à equipe de vendas no atendimento ao cliente.

5- Segurança da loja

A prevenção de perdas no varejo é um tema em alta e que merece a devida atenção. Por mais que as vendas sejam o foco do time, é importante que ações de segurança sejam incorporadas à rotina, afinal, uma boa política para evitar furtos ou danos dos produtos ajuda a aumentar a lucratividade do seu negócio.

Para isso, a equipe de vendas pode contar com ferramentas de vigilância eletrônica como:

Dessa forma, o time consegue focar suas atividades em vender mais, mas contando com a tecnologia para ajudar a identificar pessoas mal-intencionadas no interior da sua loja.

Que tal começar agora mesmo a colocar a mão na massa e tirar essas ideias do papel para ajudar a sua equipe de vendas? A Green pode te ajudar, oferecendo tecnologias que ajudam da segurança até o PDV da sua loja. Entre em contato agora mesmo e conheça nossas soluções!