Qual é o caminho do comércio varejista após a pandemia?

10 de junho de 2021 Blog, Varejo
Comercio varejista

O cenário pós pandemia ainda é uma realidade muito abstrata para a população e para o comércio varejista. Algumas tendências alavancadas pela pandemia já começam a se tornar realidade – como o pagamento digital sem contato, flexibilidade de horário, delivery, entre outros.

Com o cenário se mostrando cada vez mais próximo de voltar ao “antigo normal”, com os números de pessoas vacinadas em uma crescente, as empresas começam a se movimentar e a investir. Um estudo recente da empresa de inteligência artificial Olvin, sobre Tendências e Previsões do Varejo para 2021, trouxe informações valiosas sobre o que esperar não só para 2021 como para os anos subsequentes.

O estudo traz um panorama da situação dos Estados Unidos e de como foi o ano de 2020 para o varejo americano, bem como as lições aprendidas para fazer de 2021 um ano mais lucrativo para as lojas. De acordo com a National Retail Federation, descrita no estudo da Olvin:

  • Existem mais de 1 milhão de comércios varejistas nos Estados Unidos
  • De 2010 até 2020, as vendas no varejo cresceram quase 4% ao ano
  • A cada loja fechada, 5 são abertas.

Tais números refletem uma realidade bastante otimista para o comércio varejista nos EUA, e que podemos esperar que se reflita no Brasil no futuro próximo.

Uma das grandes lições aprendidas pelos varejistas americanos foi justamente olhar o cenário de 2020 e os impactos da covid para pensar em ações de melhoria para o futuro. A seguir, iremos abordar alguns pontos percebidos e o que podemos esperar para o comércio varejista!

O impacto da covid-19 no varejo

Muitas empresas ainda não tinham um canal de venda online de seus produtos, e precisaram se adequar. Durante a pandemia, esses foram os segmentos que mais cresceram, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Movimento Compre & Confie:

  • Saúde: 111%
  • Alimentos e bebidas: 110,8%
  • Petshop: 99,8%
  • Beleza e perfumaria: 83%

A criação de novos canais de venda no varejo valeu a pena. O número de brasileiros comprando pela primeira vez online também foi recorde. De acordo com a Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco, o e-commerce ganhou em 2020, 13 milhões de pessoas que nunca haviam feito compras pela internet.

Esse comportamento é algo que o comércio varejista precisa ficar atento, dessa forma atendendo tanto aqueles que pretendem voltar à rotina normal como os que ainda continuaram no home office.

Como preparar o comércio varejista para o pós-pandemia?

O relatório da Olvin separou quatro principais tendências que com certeza os lojistas devem estar preparados para o pós-pandemia.

Em um evento da Alshop que contou com a presença do empresário e sócio da EXM Partner, VP do Ibra e diretor do Ibajud, André Rocha, foram discutidas as questões que serão fundamentais para a retomada do comércio no pós-pandemia. Segundo o especialista: “os lojistas não podem limitar seu canal naquele espaço físico, tem que fazer delivery, venda direta, atingir a reunião onde estão e ir atrás do cliente, e o shopping é um dos canais”.

Isso mostra que o investimento nos canais vai ser mais do que fundamental, mas não é só isso. A seguir, confira dicas para começar a se preparar desde já!

1- Consumidor no centro das operações

Essa é uma tendência que já é realidade e deve continuar sendo fortalecida como um importante mindset para os varejistas. O que se espera é que mais do que nunca o relacionamento com o cliente seja decisivo, em um mercado saturado e bastante competitivo.

Para isso, investir em múltiplos canais, físicos e online, é uma boa pedida para estar onde o seu consumidor está e oferecer uma boa experiência de compra independente de onde ele estiver.

2- Omnichannel

O omnichannel já é uma tendência no varejo. Se antes bastava para uma marca estar em todos os canais, agora é necessário que ela esteja e que esses canais estejam integrados.

O Omnichannel é uma estratégia que visa oferecer uma experiência de qualidade para o consumidor em diferentes canais, oferecendo o mesmo preço. Muitas empresas já trabalham bem o multichannel, mas para ter uma operação verdadeiramente omnichannel é preciso ir além, investindo em tecnologia de integração e inovação para o mercado.

3- Ética

Se antes os clientes se contentavam apenas com a qualidade do produto, agora as coisas são bem diferentes. É importante para o consumidor entender o posicionamento da marca que está comprando, o histórico da empresa e ter a garantia de que os processos da mesma sejam seguidos com ética.

Na prática, isso significa que o rigor com o produto oferecido na sua loja deve estar seguindo altos padrões de qualidade e mesmo de sustentabilidade, atendendo as expectativas dos seus clientes. Ter uma proposta de valor clara, com missão, visão e valores da sua empresa bem expressas para o seu consumidor e equipe é uma forma de expor o posicionamento da sua empresa.

4- Gestão de gastos

Não há como negar que um dos impactos da covid-19 foi um grande recesso econômico. Por essa razão, o comércio varejista terá, não só que se preocupar em como vender mais, mas também em formas de economizar para manter um equilíbrio em seu negócio.

Por essa razão, um bom planejamento para uma melhor gestão de gastos é necessária. Para isso, adotar uma política de prevenção de perdas e investir em soluções tecnológicas para aumentar a segurança da sua loja é uma maneira de trabalhar isso de maneira prática.

5- Uso criativo do espaço

Para se diferenciar da concorrência e ainda garantir a presença de clientes na loja física, o comércio varejista precisa criar um espaço mais atrativo e acolhedor, que ofereça boas experiências para seus clientes. Investir em técnicas de merchandising serão tendências para os próximos anos.

Criar um design de revitalização pensando em uma melhor experiência do seu cliente, ou mesmo aplicar técnicas de retrofit (modernização de um equipamento ou edificação considerada ultrapassada ou fora de norma), que modernizam o espaço sem abrir mão do seu projeto arquitetônico inicial são opções viáveis para inovar no espaço.

Impressionado sobre como a pandemia impactou o comércio varejista? Se adequar aos novos meios de venda é a única solução. A boa notícia é que a Green está disponível com tecnologias para ajudar no design, varejo inteligente e segurança para ajudar o seu negócio. Para conhecer nossas ferramentas, entre em contato e solicite um orçamento!