Como eliminar perdas operacionais no varejo?

21 de janeiro de 2021 Blog, Segurança
Perdas operacionais

Quando falamos sobre perdas operacionais no varejo, estamos observando uma situação que interfere diretamente nos resultados da empresa e causam uma significativa redução nos lucros.

Por mais que os varejistas revisem constantemente os seus planos e repensem os seus objetivos, investimentos, operação, a relação com fornecedores e outras atividades rotineiras, a avaliação de perdas e desperdícios ainda é um ponto pouco observado pelos profissionais da área.

As perdas operacionais, além de diminuírem a rentabilidade do negócio, podem levar o cliente para a concorrência, em função da falta dos produtos que ele procura.

O que são as perdas operacionais no varejo?

Cerca de 35% das perdas no varejo ocorrem por questões operacionais. O risco operacional é maior nos supermercados, atacados, drogarias e lojas de materiais de construção.

Consideramos perdas operacionais as seguintes situações:

  • Erros de armazenamento;
  • Erros de exposição;
  • Erros no recebimento de mercadorias;
  • Erros na operação do checkout;
  • Vencimento de produtos;
  • Acidentes de movimentação que resultam em quebras.

A utilização de metodologias de organização onde os produtos mais próximos do vencimento sejam levados primeiro pelo consumidor, como o F.I.F.O, First In, First Out (o primeiro que entra é o primeiro que sai), são boas estratégias prevenção de perdas.

3 medidas preventivas contra perdas operacionais

É necessário considerar todos os eventos externos e internos que podem ocasionar perdas operacionais, e colocar em prática medidas preventivas capazes de reduzir ao máximo esse índice no varejo.

Abaixo, elencamos algumas providências que podem fazer a diferença para o seu empreendimento:

Transporte dos produtos

Iniciando pela transportadora, que deve fornecer armazenamento e transporte adequados para que não ocorram avarias nos produtos causadas por contaminação ou pressão/peso.

Além disso, se considerarmos os produtos que necessitam de controle de temperatura, o sistema de refrigeração dos caminhões que fazem o transporte deve estar com a manutenção em dia e adequação com as normas técnicas exigidas pelo fabricante.

Recebimento dos produtos

Se a avaria dos produtos deve ser prevenida pela transportadora, é essencial que medidas de cautela também sejam empregadas no recebimento das mercadorias.

Verificar a qualidade de todos os itens, avaliando se estão de acordo com os padrões técnicos do fabricante e se apresentam qualquer sinal de avaria, é essencial para o processo de recebimento. Da mesma forma, é importante priorizar o recebimento de produtos com controle de temperatura também reduzem os percentuais de perdas operacionais.

Armazenamento e exposição dos produtos

Novamente, os cuidados que devem ser empregados no transporte dos produtos podem, e devem ser aplicados no armazenamento com o objetivo de evitar contaminação, avarias por peso ou por descontrole de temperatura.

As estruturas de acomodação dos itens devem ser projetadas de forma que não danifiquem os produtos, e as rotinas de controle de estoque devem ser aplicadas para que a reposição ocorra para evitar a perda por validade e a falta de estoque.

No caso dos “atacarejos” onde a reposição e a exposição das mercadorias ocorrem ao mesmo tempo, esses cuidados devem ser redobrados, evitando que a manipulação dos produtos por parte dos consumidores ocasione acidentes.

Acreditamos que a prevenção seja o melhor método para reduzir as perdas operacionais e, por essa razão, criamos um material para te ajudar a escolher o melhor expositor para o seu varejo! Leia o nosso e-book sobre exposição de produtos no PDV com versatilidade, e saiba quais são os fatores que contribuem para evitar perdas por quebras operacionais, melhorando a experiência do consumidor.

Pode contar com a Green Retail Solutions em cada fase do seu projeto de otimização do PDV. Entre em contato com a nossa equipe e encontre as melhores soluções para o seu negócio!