Como eliminar perdas operacionais no varejo?
Quando falamos sobre perdas operacionais no varejo, estamos observando uma situação que interfere diretamente nos resultados da empresa e causam uma significativa redução nos lucros.
Por mais que os varejistas revisem constantemente os seus planos e repensem os seus objetivos, investimentos, operação, a relação com fornecedores e outras atividades rotineiras, a avaliação de perdas e desperdícios ainda é um ponto pouco observado pelos profissionais da área.
As perdas operacionais, além de diminuírem a rentabilidade do negócio, podem levar o cliente para a concorrência, em função da falta dos produtos que ele procura.
O que são as perdas operacionais no varejo?
Cerca de 35% das perdas no varejo ocorrem por questões operacionais. O risco operacional é maior nos supermercados, atacados, drogarias e lojas de materiais de construção.
Consideramos perdas operacionais as seguintes situações:
- Erros de armazenamento;
- Erros de exposição;
- Erros no recebimento de mercadorias;
- Erros na operação do checkout;
- Vencimento de produtos;
- Acidentes de movimentação que resultam em quebras.
A utilização de metodologias de organização onde os produtos mais próximos do vencimento sejam levados primeiro pelo consumidor, como o F.I.F.O, First In, First Out (o primeiro que entra é o primeiro que sai), são boas estratégias prevenção de perdas.
3 medidas preventivas contra perdas operacionais
É necessário considerar todos os eventos externos e internos que podem ocasionar perdas operacionais, e colocar em prática medidas preventivas capazes de reduzir ao máximo esse índice no varejo.
Abaixo, elencamos algumas providências que podem fazer a diferença para o seu empreendimento:
Transporte dos produtosIniciando pela transportadora, que deve fornecer armazenamento e transporte adequados para que não ocorram avarias nos produtos causadas por contaminação ou pressão/peso.
Além disso, se considerarmos os produtos que necessitam de controle de temperatura, o sistema de refrigeração dos caminhões que fazem o transporte deve estar com a manutenção em dia e adequação com as normas técnicas exigidas pelo fabricante.
Recebimento dos produtosSe a avaria dos produtos deve ser prevenida pela transportadora, é essencial que medidas de cautela também sejam empregadas no recebimento das mercadorias.
Verificar a qualidade de todos os itens, avaliando se estão de acordo com os padrões técnicos do fabricante e se apresentam qualquer sinal de avaria, é essencial para o processo de recebimento. Da mesma forma, é importante priorizar o recebimento de produtos com controle de temperatura também reduzem os percentuais de perdas operacionais.
Armazenamento e exposição dos produtosNovamente, os cuidados que devem ser empregados no transporte dos produtos podem, e devem ser aplicados no armazenamento com o objetivo de evitar contaminação, avarias por peso ou por descontrole de temperatura.
As estruturas de acomodação dos itens devem ser projetadas de forma que não danifiquem os produtos, e as rotinas de controle de estoque devem ser aplicadas para que a reposição ocorra para evitar a perda por validade e a falta de estoque.
No caso dos “atacarejos” onde a reposição e a exposição das mercadorias ocorrem ao mesmo tempo, esses cuidados devem ser redobrados, evitando que a manipulação dos produtos por parte dos consumidores ocasione acidentes.
Acreditamos que a prevenção seja o melhor método para reduzir as perdas operacionais e, por essa razão, criamos um material para te ajudar a escolher o melhor expositor para o seu varejo! Leia o nosso e-book sobre exposição de produtos no PDV com versatilidade, e saiba quais são os fatores que contribuem para evitar perdas por quebras operacionais, melhorando a experiência do consumidor.
Pode contar com a Green Retail Solutions em cada fase do seu projeto de otimização do PDV. Entre em contato com a nossa equipe e encontre as melhores soluções para o seu negócio!