O que a sua equipe precisa saber sobre os equipamentos de segurança eletrônica?

15 de julho de 2021 Blog, Segurança, Varejo
Equipamentos de segurança eletrônica

Os equipamentos de segurança eletrônica já são bem conhecidos por gestores do varejo que entendem tanto seu funcionamento como a sua importância. Mas, em relação aos vendedores e a equipe operacional da sua loja, eles dominam 100% o manuseio dessas tecnologias? 

A verdade é que no dia a dia é muito comum que as funcionalidades básicas de segurança estejam sendo aplicadas, mas existem muitos procedimentos que devem ser executados diariamente para garantir uma melhor prevenção de perdas – tanto no PDV como no estoque.

Para ter máximo aproveitamento dos equipamentos de segurança eletrônica é fundamental que o seu time esteja por dentro das melhores práticas para conseguir incorporar as tarefas necessárias na rotina de trabalho.

Por onde começo a capacitar minha equipe?

Entender as funcionalidades básicas dos equipamentos de segurança eletrônica é o principal para dominar a interação que os funcionários precisam ter com cada um deles, e isso só é possível compreendendo o papel e funcionamento de cada um.

Os rótulos e etiquetas são monitorados pelas antenas antifurto posicionadas na porta de entrada da loja. Quando um produto passa por essas antenas sem ter sido pago, a tecnologia faz o papel de identificar e disparar o alarme para a equipe se atentar.

Logo, para que o alarme não soe, é importante que a etiqueta seja removida depois do produto ser pago. Esses separadores e desativadores estão geralmente disponíveis no ponto de vendas.

Dito isso, trazendo para a prática, é importante que a equipe da sua loja supervisione as etiquetas para ver se elas não estão apresentando nenhum problema e garanta também que novos produtos estão saindo do estoque e sendo disponibilizados no PDV com os equipamentos de segurança eletrônica bem colocados.

Outro fator de grande importância é comprar soluções de segurança de fornecedores que forneçam treinamento, atualização e suporte às equipes de loja, garantindo funcionalidade e otimização dos processos junto com a aquisição dos equipamentos. A Green pode te ajudar nesse sentido, pois o nosso portfólio de serviços e produtos é completo e projetado para atender as suas demandas de ponta a ponta.

Com o objetivo de tornar seu time mais engajado com o manuseio de EAS, separamos quatro pontos que sua equipe de varejo precisa se atentar periodicamente. Confira!

1- Checar diariamente o sistema de segurança

É muito comum que na rotina corriqueira os funcionários esqueçam de checar o funcionamento das antenas EAS. Por isso, é importante eleger uma rotina que tenha essa função antes da abertura da loja.

Dessa forma, o sistema já consegue captar a energia necessária para acender corretamente e ter funcionamento ao longo do dia.

2- Verificar se os separadores e desativadores estão conectados à tomada

Os separadores e desativadores têm o mesmo grau de importância que as antenas quando o assunto é segurança da sua loja. Afinal, um não funciona sem o outro, correto?

Portanto, garantir que esses equipamentos de segurança eletrônica estejam funcionando perfeitamente é importante.

Falando especificamente dos separadores de etiqueta, eles geralmente funcionam com imãs fortes e não precisam de uma fonte de alimentação elétrica. Porém, é importante que eles fiquem fixos no ponto de venda e sempre próximos de alguém da equipe, para evitar que qualquer um seja capaz de desativar etiquetas e sair com o produto sem pagar.

3- Reserve tempo para os produtos novos

A chegada de estoque novo na sua loja precisa ser sinônimo de incorporar etiquetas de segurança nos itens novos. Mais do que só fixar as etiquetas, é importante garantir que elas estejam na posição correta.

As etiquetas devem ser afixadas de um jeito que não interfira na experiência de compra do cliente, mas também que não sejam facilmente removidas.

Para alcançar esse nível de estratégia de segurança, algumas lojas costumam adotar políticas que contém a posição exata de onde as etiquetas devem ser posicionadas, prezando pela aparência e segurança – recomendamos que fiquem em uma região próxima ao código de barras, sem comprometer o espaço que contém as informações do produto.

4- Atenção aos alarmes

Os equipamentos de segurança eletrônica não devem ser ignorados em nenhuma circunstância, logo, a equipe deve ser orientada a ficar atenta ao disparo do alarme.

Se o alarme soar e não tiver um item sendo levado, isso indica que os produtos estão posicionados muito próximos da antena, e a partir disso duas ações podem ser tomadas: melhorar a distribuição de produtos no PDV ou ajustar a configuração de detecção do EAS.

Outro fato que pode estar levando o alarme a disparar são as poluições nas etiquetas. Esse termo é usado quando uma etiqueta não foi desativada corretamente, então mesmo o cliente realizando o pagamento, quando ele sai da loja com o produto, o alarme ainda soa.

E então, conseguiu bons insights sobre os equipamentos de segurança eletrônica? Conte com a Green para planejar e implementar as melhores estratégias para o seu projeto!

Nós somos especialistas em soluções de gestão e segurança para o varejo e o nosso amplo portfólio de produtos e serviços foi taticamente projetado para os vários desafios que podem surgir em um negócio. Converse com um de nossos consultores e entenda como podemos contribuir com a segurança da sua loja e otimizar os resultados do seu ponto de venda!