Fatores essenciais para a organização do PDV da loja

26 de março de 2021 Blog, Varejo
Organização da loja

Organizar a loja é uma das tarefas mais importantes para manter a ordem e o bom funcionamento do seu negócio. Afinal, organizar e limpar o espaço ajuda a ter mais conhecimento dos produtos disponíveis como também um domínio maior de onde está cada item para orientar com precisão os seus clientes.

A organização serve não só para melhorar a experiência dos clientes que já estão dentro da sua loja, como também é fundamental para atrair novos públicos para conhecerem os seus produtos. Criar uma exposição atrativa é um exemplo prático disso (e que falaremos com mais detalhes ao longo desse artigo).

Isso significa não só uma melhor arrumação, como também máxima produtividade do time e aumento da lucratividade da sua empresa.

Apesar de fundamental, é importante entender que fazer a limpeza e organização da loja não é tarefa tão simples assim.

Trata-se de um espaço que conta com movimento constante de clientes, que podem inclusive contribuir para a má organização quando colocam produtos de um local em outro departamento – na etapa de desistência da compra.

Para fazer a melhor gestão da loja, algumas estratégias são eficazes e garantem que isso aconteça de maneira fixa e evitando gargalos no futuro.

A seguir, separamos algumas dicas que irão ajudar você, varejista, na organização da sua loja. Continue a leitura para ficar por dentro!

Crie um cronograma de limpeza

Um cronograma de limpeza tem o papel de criar uma dinâmica colaborativa entre todos os funcionários para realizar a higienização e a organização da loja durante o dia.

Essa é uma técnica bastante recomendada, pois, diariamente a loja irá contar com um fluxo de pessoas no interior que podem ter vindo da rua, crianças pequenas mexendo nos produtos, entre outros eventos que comprometem diretamente a limpeza do local.

Dessa forma, a limpeza é feita de maneira ágil e facilitada, não acumulando tarefas para o final do expediente e nem passando uma imagem ruim do seu negócio para o cliente.

Para o cronograma de limpeza, você pode optar por designar a função de “fiscal de limpeza” para um dos colaboradores. Essa pessoa será responsável por analisar e monitorar os pontos da loja que precisam de limpeza urgente e definir um responsável para executá-la.

Faça a divisão da limpeza por etapas

Fazer a divisão da limpeza por etapas é uma maneira prática e segura de garantir que nenhuma área ou departamento seja esquecido no processo de organização da loja.

Além de dividir as etapas, é possível também designar responsáveis para colocar a mão na massa. Mas como fazer isso de maneira prática?

Para definir uma divisão de limpeza, é importante entender as particularidades da sua loja. A seguir, confira um esboço que pode ser aplicado em boa parte do varejo:

  • Etapa de organização: manter prateleiras, balcões e corredores arrumados, sem itens de outro departamento. Isso melhora a fluidez na passagem dos clientes e funcionários no local;
  • Limpeza de áreas visíveis: retirada de impurezas que comprometem de maneira direta a imagem do seu negócio. Ex: alimentos no chão, marcas de dedos nas vitrines, etc.
  • Limpeza de impurezas: mais difíceis de serem vistas, as impurezas podem comprometer a qualidade dos produtos e, por essa razão, essa etapa exige maior nível de cuidado e análise.

Vale reforçar que, apesar da última ter uma preocupação mais clara com o produto final e sua qualidade, todas as outras são importantes para garantir uma maior durabilidade dos materiais.

Tecnologia como aliada para organização

Um sistema de PDV é capaz de revelar informações estratégicas para ajudar na tomada de decisões mais assertivas em uma loja. Com funcionalidades que facilitam a rotina de trabalho do time e proporcionam desta forma um aumento de vendas e da lucratividade.

O varejo dessa forma está cada vez mais inteligente e automatizado. A seguir, conheça algumas das soluções que a tecnologia vem sendo aliada para promover em uma loja:

Roller Trays

Trata-se de um equipamento que ajuda na organização e exposição de bebidas, cosméticos e outros produtos de prateleira. Eles são mais seguros do que modelos convencionais, pois permitem o encaixe, o ajuste de inclinação e largura, deixando os produtos mais seguros e com menor risco de quebra.

Pushers

Os pushers são voltados para a aplicação em gôndolas, freezers e geladeiras para que os itens refrigerados estejam a altura e visualização dos clientes de forma mais organizada e alinhada.

Visual Merchandising

É uma estratégia para deixar sua vitrine valorizada de forma a atrair novos clientes. Esse conceito combina marketing e comunicação visual com conceitos de arquitetura e design de interiores.

Sinalização no PDV

Orientações para sinalizar o cliente em sua loja, tornando o cliente mais satisfeito de encontrar o que deseja com mais facilidade e resultando em vendas.

Design de produto

Pensar todo o layout de sua vitrine, considerando a melhor experiência do cliente, da forma como ele vai consumir inicialmente o seu produto e resultar em vendas.

Cuidado com as vitrines e áreas de destaque na loja

A vitrine é o verdadeiro cartão de visitas do seu negócio. Por essa razão, elas podem ser responsáveis por aumentar o fluxo de clientes na sua loja ou afastá-los por não passar uma sensação positiva seu público alvo.

Isso é o que chamamos de Visual merchandising, que é justamente deixar o seu espaço de exposição atrativo para esse público que se deseja atingir.

Dessa forma, é importante a vitrine estar sempre arrumada, com produtos novos – que estejam disponíveis no estoque – e com uma decoração harmoniosa e cativante.

Mas como criar uma harmonia na composição de uma vitrine?

Não existe uma receita de bolo para isso. Deixar o bom senso guiar é o melhor caminho, mas, algumas dicas podem ser eficazes:

  • Incluir uma variedade grande de produtos pode passar uma impressão de exagero na arrumação, por isso, opte por incluir uma quantidade razoável;
  • Faça um mix de materiais mais vendidos com produtos diferentes e inovadores, que dificilmente seu público irá ver na concorrência;
  • Atente-se a sazonalidade (ex: se sua loja vende presentes, épocas como Natal são fundamentais, e por isso, personalize de acordo);
  • Escolha cores que não passem despercebidas;
  • Garanta que os produtos que estão na vitrine tenham disponibilidade em estoque;
  • Invista na iluminação para dar uma maior visibilidade para os produtos da vitrine.

Especificamente falando sobre a iluminação da sua loja, é importante investir em luzes fluorescentes (principalmente LED que de quebra são mais econômicas).

Por fim, mas não menos importante, dê prioridade em colocar as dicas de limpeza que você viu nesse artigo em prática na vitrine, dessa maneira, a organização da loja será evidente logo de cara.