Como a criatividade no PDV pode melhorar a experiência do consumidor?

27 de fevereiro de 2020 PDV
Como a criatividade no PDV pode melhorar a experiência do consumidor?

A experiência do cliente está cada vez mais em destaque no mercado, e a criatividade no PDV é um recurso que pode (e deve) ser utilizado como estratégia para valorizar essa jornada e potencializar o sucesso nas vendas. Nesse caminho, o trade marketing analisa os hábitos de compra e preferências dos públicos, de forma a traçar ações de merchandising mais assertivas.

A decisão de compra do consumidor é baseada em uma série de pontos que devem ser observados e levados em consideração na hora de definir uma estratégia de merchandising. Tentar conquistar o público apenas com bons preços não é mais suficiente! Para se manter competitivo no mercado, é fundamental explorar os recursos de criatividade no PDV para se diferenciar da concorrência.

Neste artigo, separamos algumas dicas de como impactar o cliente e destacar sua marca no PDV com recursos mais criativos!

Visual merchandising

Com a criação de um design próprio e um layout diferenciado, é possível influenciar todas as etapas da jornada de compra, levando o cliente a conhecer melhor os produtos e ver os diferenciais que eles oferecem. Uma experiência única, que tem o poder de gerar memórias impactantes e positivas, fortalecendo os laços entre marca e consumidor.

Para obter sucesso com visual merchandising é preciso começar muito antes de organizar os produtos e as gôndolas. Leve em consideração a importância de traçar um planejamento prévio, analise o perfil do seu público, entenda seus hábitos e saiba o que eles realmente estão buscando, só assim você vai conseguir definir estratégias assertivas para as suas vendas.

Dicas para aumentar a criatividade no PDV

  • Use a tecnologia a seu favor

Aproveite os recursos tecnológicos para gerar inovação e melhorar os serviços oferecidos pela sua loja! Um software de gestão de trade marketing, por exemplo, pode otimizar a coleta de dados, fornecer métricas e indicadores de interação relevantes e, assim, te ajudar com a elaboração e divulgação de campanhas mais direcionadas e assertivas.

  • Atualize o layout da sua loja

Na hora de elaborar o layout do seu ponto de vendas, o foco deve ser a experiência do consumidor! Isso impacta na forma como ele localiza e interage com os produtos, além de influenciar diretamente na decisão de compra.

Assim, é importante contar com projetos de design que possibilitem um espaço agradável, confortável e atrativo, capaz de instigar o cliente a permanecer na sua loja, a procurar o que deseja e, quem sabe, até criar uma necessidade de adquirir algo que ele nem estava pensando no momento.

  • Aposte em uma decoração atrativa

Utilize a decoração para reforçar a identidade da marca e impactar o cliente logo no primeiro contato. Pense em uma arquitetura estilizada, que esteja conectada com o produto e valorize o espaço de forma positiva.

Trabalhar a criatividade no PDV requer um equilíbrio claro entre beleza e funcionalidade, para proporcionar uma experiência especial ao consumidor. Uma boa iluminação também deve fazer parte desse projeto e pode ajudar muito a destacar os produtos na vitrine, no interior da loja e até nos provadores. Cada cor tem uma função, então pense em qual sensação você quer despertar e utilize os recursos adequados para o seu projeto.

  • Explore os cinco sentidos

O ponto de vendas é o local ideal para você explorar os cinco sentidos do seu consumidor e despertá-lo para uma ação de compra ou necessidade. O marketing sensorial pode te ajudar com essa tarefa! Recursos como fragrâncias e aromas agradáveis, uma trilha sonora acolhedora e uma climatização confortável para criar experiências multissensoriais. No caso de estabelecimentos que trabalham com setor alimentício, vale também testar recursos de experimentação e degustação; essa pode ser mais uma forma relevante de surpreender o seu cliente!

  • Valorize os produtos

O destaque da loja é o produto, então saiba valorizá-lo de forma harmônica e positiva com o restante do espaço. Além de levar em consideração os hábitos de compra do seu público e os outros itens citados acima, organize as embalagens de acordo com a credibilidade no mercado e com o fluxo de venda no estabelecimento.

Com isso em mente, sempre utilize as prateleiras de cima para expor as peças que você pretende evidenciar e desenvolva uma visualização vertical para facilitar a busca do cliente. Ferramentas como cadeados eletrônicos, roller trays e pushers também são decisivas para otimizar a exposição dos produtos, ao mesmo tempo que garantem maior segurança para o negócio!

  • Destaque as mensagens institucionais

Além dos recursos sensoriais, é muito importante trabalhar o espaço de forma a valorizar a marca e transmitir sua mensagem para o mercado. Explore a comunicação mercadológica com elementos como o logotipo, as cores da empresa e insights que apresentem o propósito por trás dos produtos. Qual mensagem você quer passar para os clientes? O que você quer que eles saibam sobre a sua empresa?

Em muitas lojas o merchandising é feito sem pensar no consumidor. Conectar essas ações com um objetivo é essencial para diferenciar o seu negócio dos concorrentes e valorizar o PDV.  Hoje, muitas pessoas preferem pagar mais por marcas que realmente tenham um propósito e estejam conectadas com seus estilos de vida. Estudos do mercado mostram que a Geração Millennials, por exemplo, influencia em 74% da decisão de consumo de todo mundo, e é a geração que se preocupa mais com a intenção das empresas.

A criatividade no pdv é fundamental para transmitir essa mensagem e mostrar o propósito da empresa no mercado. Aproveite essas dicas e transforme a sua loja em um ambiente mais atrativo, agradável e de melhor acesso para os consumidores.

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