As principais falhas na implantação de prevenção de perdas e como evitá-las

15 de abril de 2021 Blog, Segurança
Prevenção de perdas

Praticar a prevenção de perdas em uma loja não é tarefa fácil. Para conseguir um bom resultado, que traga segurança e aumente a lucratividade dos seus negócios, é necessário investir em tecnologia e capacitação de equipe constantemente.

O desafio é diário. Todos os dias, com o grande fluxo de pessoas que entram e saem da sua loja, o risco de furtos é alto. Mas é importante ter em mente que a prevenção de perdas está integrada a outros fatores.

Ela não fica restrita apenas a furtos, mas também em identificar práticas que ajudem a evitar gastos desnecessários com processos mal executados ou uma logística ruim da loja.

A seguir, listamos as falhas mais comuns relacionadas à prevenção de perdas e as melhores práticas para evitar esse problema.

1- Processos mal executados ou pouco estruturados

Ter uma política de prevenção de perdas é um caminho eficiente para identificar ações precisas para garantir a lucratividade do seu negócio.

Quando esses processos não estão claros (ou no pior dos casos, nem existem) é possível que varejistas acabem lidando com problemas que comprometam a lucratividade do negócio.

Para evitar, é importante criar uma lógica segura e que integre o seu quadro de funcionários para que eles executem atividades e tomem decisões padronizadas.

Isso pode ser feito da seguinte maneira:

  1. Mapear todos os processos de forma a garantir que o time operacional fiscalize os produtos;
  2. Treinamentos para manuseio de tecnologias – como cadeados de aço, protetores para equipamentos, antenas antifurto, entre outros;
  3. Orientar a equipe em relação a atitudes suspeitas, como por exemplo: pessoas que evitam contato visual, que ficam circulando pelo local sem colocar o produto na cesta, ficam observando os funcionários, entre outros.

Além de garantir a prevenção de perdas, a equipe fica mais motivada e produtiva, afinal, já sabem exatamente como agir, como organizar e a quem recorrer quando houver algum problema.

2- Falta/inexistência de análise de métricas

Se a sua empresa faz o controle de estoque por meio de planilhas ou de um sistema de gestão, é importante verificar os dados históricos e analisar de maneira precisa para ter insights.

Por meio de uma análise de métricas é possível identificar um produto que esteja em falta, onde existe o maior índice de furtos na sua loja, quais produtos estragam primeiro, e muitas outras informações.

Para isso, é possível adotar softwares (como ERPs) para garantir um controle maior da operação e contar com dashboards atualizados em tempo real sobre o status operacionais da loja.

Como o nível de detalhes é complexo, é fundamental que a empresa busque por tecnologias que ajudem na prevenção de perdas de maneira mais automatizada.

3- Capacitação da equipe

Sem processos claros, a equipe não tem direcionamento de como agir em relação a gestão de estoque, análise de dados ou mesmo quais atitudes tomar no caso de um furto ou roubo na loja.

Por essa razão, é fundamental criar uma cultura forte pautada na transparência. Outro ponto é executar treinamentos periodicamente com os funcionários quanto ao uso de sistemas PDV ou do controle de planilhas, dessa forma, todos serão capazes de contribuir para garantir máxima produtividade e lucratividade.

4- Subestimar as estratégias de quem furta

Pessoas mal intencionadas podem ser muito criativas para criar estratégias de fraude. Isso pode variar desde identificar onde estão as câmeras de segurança para encontrar pontos cegos, até mesmo trocar as etiquetas (ou retirá-las) de um produto.

Por isso, é importante que sua loja conte com equipamentos de segurança – como os acessórios EAS, etiquetas de segurança, antenas antifurto – e um sistema PDV (software que ajuda na organização da loja, da gestão do estoque até o fechamento de vendas no caixa) para evitar esse tipo de problema.

Além disso, outras soluções podem ser eficientes, e contar com a tecnologia é um caminho mais inteligente para evitar que furtos aconteçam.

As antenas para lojas, por exemplo, auxiliam na segurança, pois conseguem identificar quando um produto sai da loja sem ter sido pago.

5- Investir em ações de prevenção de perdas

Todas as ações citadas anteriormente são fundamentais para compor uma estratégia de prevenção de perdas. Elas trazem um olhar mais abrangente em relação a perda de produtos, não se limitando apenas a furtos ou a uma má gestão de estoque.

Por essa razão, um passo importante para o seu negócio é mapear as principais medidas que serão tomadas e investimentos que devem ser feitos em tecnologia para evitar perdas no varejo.

Como solucionar o problema de perdas no varejo

De acordo com a Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro de 2019, as empresas passaram a investir mais em sua equipe de prevenção de perdas, e o aumento resultou em um aumento de 57% no quadro de funcionários responsável por essa atividade nas lojas.

Por isso, engana-se quem pensa que investir em sistemas de segurança é um gasto extra. Na verdade, se trata de um investimento para o negócio, que no longo prazo mostra resultados eficientes e aumenta a lucratividade, bem como a credibilidade da loja perante os clientes.

A boa notícia é que a prevenção de perdas conta nos dias de hoje com suporte tecnológico. Produtos e sistemas voltados para a melhor gestão e mesmo para segurança de produtos contra furtos já existem e para encontrá-los é preciso entrar em contato com empresas especializadas.

A seguir, conheça algumas das soluções:

Acessórios EAS

Os acessórios EAS são equipamentos inteligentes, modulares e integrados que ajudam na redução de perdas. Você já deve ter visto algum desses em lojas, os mais comuns são: gancheiras de segurança, cabos de aço para produtos, safers, cadeados para notebooks, entre muitas outras soluções.

Etiquetas antifurto

Etiquetas flexíveis e colantes que ajudam na proteção do seu produto. A partir delas, é possível fazer uma conexão com a antena antifurto da sua loja, e quando um produto sai sem ser pago, o aparelho dispara um alarme sonoro.

Também existem etiquetas que não podem ser retiradas, apenas pelo caixa após o pagamento. E o funcionamento para detectar se o produto está sendo retirado da loja é semelhante ao descrito no trecho anterior.

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