5 passos essenciais para a prevenção de perdas no varejo

25 de fevereiro de 2021 Blog, Segurança 2
Prevenção de perdas

O trabalho no varejo possui uma rotina dinâmica e corriqueira. Os profissionais de diversos setores precisam lidar com uma série de questões relacionadas à qualidade e distribuição de seus produtos. Hoje em dia, as pautas relacionadas à segurança também vêm se mostrando fundamentais. Para isso, pensar em estratégias de prevenção de perdas é um jeito de se modernizar e se posicionar à frente da concorrência, além de reduzir drasticamente os prejuízos.

A boa notícia é que esses profissionais podem contar atualmente com o apoio de ferramentas e tecnologias para evitar que essa situação aconteça. E isso já se reflete positivamente na rotina dos varejistas. Quer saber como?

De acordo com a Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro realizada pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados) em parceria com a consultoria EY no último ano, o Índice de Perdas no Varejo caiu.

A queda foi de 1,38% (2018) para 1,36% (2019), e a previsão é de que a pandemia impacte esses números e reduza as perdas consideravelmente, que no último ano representaram R$ 22 bi.

Ainda segundo a pesquisa, alguns segmentos apresentaram uma queda mais acentuada de perdas no varejo. As perfumarias tiveram 1,99% de perda total, seguido por drogarias que contaram com 1,23%, enquanto as lojas de departamentos tiveram 1,36% de perda.

Mas afinal, como implementar uma política de prevenção de perdas na sua rede para garantir que esses números continuem apresentando queda? A seguir, confira 5 passos essenciais para isso se tornar realidade!

1- Faça uma análise profunda na sua cadeia de suprimentos

Diferentes tipos de perda podem acontecer em todas as etapas da Supply Chain – desde insumos por estrago no transporte de cargas, até o extravio, desorganização ou vencimento do prazo de validade do produto no estoque e nas prateleiras.

Para estabelecer um processo de prevenção de perdas é fundamental se apropriar dos números e analisá-los constantemente. Para isso, a tecnologia vem se mostrando uma excelente aliada.

Investir em ferramentas que calculem a quantidade de materiais em todas as etapas da cadeia de suprimento é o primeiro passo para garantir uma redução significativa nas suas perdas.

Mas o que, de maneira prática, essas ferramentas são capazes de mensurar?

Elas disponibilizam dados que incluem estoque, conciliado com a etapa de entrega, dados de ponto de vendas e muito mais!

Além disso, uma solução completa irá abranger muitos outros pontos importantes para o seu negócio – fornecendo relatórios completos de vendas e traçando paralelos com a contagem de estoque, informações sobre quando a sua loja está mais movimentada e, portanto, mais propensa a furtos.

Essas informações são essenciais para determinar estratégias de segurança mais precisas no seu negócio.

2-  Defina os principais indicadores para o seu negócio

Depois do mapeamento feito sobre o que está ocasionando as perdas na sua loja, o segundo passo é definir KPI’s para combater esse problema.

Dessa forma, quanto mais específicos forem os indicadores de performance do seu negócio, melhor será para identificar e definir as ações de segurança.

Exemplos de indicadores para evitar perdas no varejo:

  • Quantidade de alarmes por hora;
  • Quantidade de alarmes por tráfego;
  • Quantidade de vezes que a equipe teve sucesso em desativar um rótulo ou tag;
  • Eventos de crime no varejo;
  • Imprecisões de inventário.

3- Criar políticas de segurança

Mas quais ações vão ser tomadas a partir da análise de dados e da definição de KPI’s? É nessa etapa que isso será definido.

Para isso, é importante investir em sistemas e procedimentos para serem empregados na loja, como por exemplo: política de trocas e devoluções, definir as áreas responsáveis para resolver problemas relacionadas a furtos, procedimentos de atendimento ao cliente, rotinas de contagem de estoques, entre outros.

Dessa forma, com as políticas de segurança bem definidas, a empresa é capaz de eleger os responsáveis para controlar os acessórios e sistemas de segurança.

4- Invista em tecnologia e treinamento

As tecnologias são ótimas aliadas para a prevenção de perdas. Atualmente, diversos sistemas e equipamentos estão disponíveis no mercado para auxiliar com a segurança no varejo.

Exemplo disso são os próprios acessórios EAS – como gancheiras e cabos de segurança, protetores de notebook, desativadores de etiquetas, desacopladores e safers.

Além disso, equipamentos mais robustos também são bem vindos para ajudar na garantia de segurança na sua loja. Como é o caso dos cadeados eletrônicos e antenas antifurtos, que são excelentes ferramentas evitar o furto ao mesmo tempo que dá toda liberdade de experimentação para o cliente.

Outro equipamento importante na garantia de segurança no varejo e auxilio na prevenção de perdas são as etiquetas antifurto. O ideal é investir em modelos que sejam compatíveis com o sistema EAS e se adequem à necessidade de diferentes produtos.

Mas vale lembrar que de nada adianta a melhor tecnologia se seus funcionários não estiverem preparados para usufruir dos benefícios destas soluções. Por isso, treinar as equipes é fundamental pois o melhor nível de segurança só é atingido com o trabalho conjunto de pessoas e sistemas.

5- Faça tudo outra vez!

É comum que depois de cumprir os 4 passos anteriores, as equipem passem a acreditar que já tomaram todas as medidas cabíveis. Mas não se engane! A prevenção de perdas é uma prática contínua, que está sempre precisando ser revista e monitorada.

Especialmente nos dois primeiros tópicos, que consistem na análise dos dados, o foco deve ser grande. Dessa forma, evitar furtos será uma prática rotineira do seu negócio, e isso garante que cada vez mais os processos de segurança sejam aperfeiçoados e o índice de perdas cada vez menor.

Além disso, constantemente novas tecnologias e sistemas surgem para manter sua loja segura e com redução do furto interno.

Para isso, é importante buscar por empresas que sejam especialistas em ferramentas de prevenção de perdas e invistam em tecnologias para aumentar a performance e segurança do seu negócio. A Green disponibiliza soluções inteligentes para varejistas oferecendo as melhores práticas de segurança para o seu negócio.

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