5 passos essenciais para a prevenção de perdas no varejo
O trabalho no varejo possui uma rotina dinâmica e corriqueira. Os profissionais de diversos setores precisam lidar com uma série de questões relacionadas à qualidade e distribuição de seus produtos. Hoje em dia, as pautas relacionadas à segurança também vêm se mostrando fundamentais. Para isso, pensar em estratégias de prevenção de perdas é um jeito de se modernizar e se posicionar à frente da concorrência, além de reduzir drasticamente os prejuízos.
A boa notícia é que esses profissionais podem contar atualmente com o apoio de ferramentas e tecnologias para evitar que essa situação aconteça. E isso já se reflete positivamente na rotina dos varejistas. Quer saber como?
De acordo com a Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro realizada pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados) em parceria com a consultoria EY no último ano, o Índice de Perdas no Varejo caiu.
A queda foi de 1,38% (2018) para 1,36% (2019), e a previsão é de que a pandemia impacte esses números e reduza as perdas consideravelmente, que no último ano representaram R$ 22 bi.
Ainda segundo a pesquisa, alguns segmentos apresentaram uma queda mais acentuada de perdas no varejo. As perfumarias tiveram 1,99% de perda total, seguido por drogarias que contaram com 1,23%, enquanto as lojas de departamentos tiveram 1,36% de perda.
Mas afinal, como implementar uma política de prevenção de perdas na sua rede para garantir que esses números continuem apresentando queda? A seguir, confira 5 passos essenciais para isso se tornar realidade!
1- Faça uma análise profunda na sua cadeia de suprimentos
Diferentes tipos de perda podem acontecer em todas as etapas da Supply Chain – desde insumos por estrago no transporte de cargas, até o extravio, desorganização ou vencimento do prazo de validade do produto no estoque e nas prateleiras.
Para estabelecer um processo de prevenção de perdas é fundamental se apropriar dos números e analisá-los constantemente. Para isso, a tecnologia vem se mostrando uma excelente aliada.
Investir em ferramentas que calculem a quantidade de materiais em todas as etapas da cadeia de suprimento é o primeiro passo para garantir uma redução significativa nas suas perdas.
Mas o que, de maneira prática, essas ferramentas são capazes de mensurar?
Elas disponibilizam dados que incluem estoque, conciliado com a etapa de entrega, dados de ponto de vendas e muito mais!
Além disso, uma solução completa irá abranger muitos outros pontos importantes para o seu negócio – fornecendo relatórios completos de vendas e traçando paralelos com a contagem de estoque, informações sobre quando a sua loja está mais movimentada e, portanto, mais propensa a furtos.
Essas informações são essenciais para determinar estratégias de segurança mais precisas no seu negócio.
2- Defina os principais indicadores para o seu negócio
Depois do mapeamento feito sobre o que está ocasionando as perdas na sua loja, o segundo passo é definir KPI’s para combater esse problema.
Dessa forma, quanto mais específicos forem os indicadores de performance do seu negócio, melhor será para identificar e definir as ações de segurança.
Exemplos de indicadores para evitar perdas no varejo:
- Quantidade de alarmes por hora;
- Quantidade de alarmes por tráfego;
- Quantidade de vezes que a equipe teve sucesso em desativar um rótulo ou tag;
- Eventos de crime no varejo;
- Imprecisões de inventário.
3- Criar políticas de segurança
Mas quais ações vão ser tomadas a partir da análise de dados e da definição de KPI’s? É nessa etapa que isso será definido.
Para isso, é importante investir em sistemas e procedimentos para serem empregados na loja, como por exemplo: política de trocas e devoluções, definir as áreas responsáveis para resolver problemas relacionadas a furtos, procedimentos de atendimento ao cliente, rotinas de contagem de estoques, entre outros.
Dessa forma, com as políticas de segurança bem definidas, a empresa é capaz de eleger os responsáveis para controlar os acessórios e sistemas de segurança.
4- Invista em tecnologia e treinamento
As tecnologias são ótimas aliadas para a prevenção de perdas. Atualmente, diversos sistemas e equipamentos estão disponíveis no mercado para auxiliar com a segurança no varejo.
Exemplo disso são os próprios acessórios EAS – como gancheiras e cabos de segurança, protetores de notebook, desativadores de etiquetas, desacopladores e safers.
Além disso, equipamentos mais robustos também são bem vindos para ajudar na garantia de segurança na sua loja. Como é o caso dos cadeados eletrônicos e antenas antifurtos, que são excelentes ferramentas evitar o furto ao mesmo tempo que dá toda liberdade de experimentação para o cliente.
Outro equipamento importante na garantia de segurança no varejo e auxilio na prevenção de perdas são as etiquetas antifurto. O ideal é investir em modelos que sejam compatíveis com o sistema EAS e se adequem à necessidade de diferentes produtos.
Mas vale lembrar que de nada adianta a melhor tecnologia se seus funcionários não estiverem preparados para usufruir dos benefícios destas soluções. Por isso, treinar as equipes é fundamental pois o melhor nível de segurança só é atingido com o trabalho conjunto de pessoas e sistemas.
5- Faça tudo outra vez!
É comum que depois de cumprir os 4 passos anteriores, as equipem passem a acreditar que já tomaram todas as medidas cabíveis. Mas não se engane! A prevenção de perdas é uma prática contínua, que está sempre precisando ser revista e monitorada.
Especialmente nos dois primeiros tópicos, que consistem na análise dos dados, o foco deve ser grande. Dessa forma, evitar furtos será uma prática rotineira do seu negócio, e isso garante que cada vez mais os processos de segurança sejam aperfeiçoados e o índice de perdas cada vez menor.
Além disso, constantemente novas tecnologias e sistemas surgem para manter sua loja segura e com redução do furto interno.
Para isso, é importante buscar por empresas que sejam especialistas em ferramentas de prevenção de perdas e invistam em tecnologias para aumentar a performance e segurança do seu negócio. A Green disponibiliza soluções inteligentes para varejistas oferecendo as melhores práticas de segurança para o seu negócio.
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