Razões para implementar o pagamento com QR code em sua loja

19 de maio de 2022 Blog, Varejo
pagar com QR Code

Os avanços tecnológicos trouxeram inúmeras facilidades para o consumidor. Desde as maneiras mais simples de comprar até a disponibilidade de novos produtos: a tecnologia facilitou tudo. E uma das inovações que os avanços trouxeram foi a possibilidade do cliente pagar com QR code.

Pagar com QR code é prático para o consumidor, mas também para o próprio varejista. Implementar esse tipo de pagamento é uma maneira que o varejo encontra de manter o seu negócio inovador e prático, tornando-se mais atraente para os clientes.

Para além das questões estratégicas de varejo, o pagar com QR code se tornou uma prática recomendada até mesmo pela OMS, mas por questões de segurança durante a pandemia. Isso porque as cédulas podem abrigar vírus e bactérias durante dias, contribuindo para a propagação do Coronavírus. Essas informações são do The Telegraph.

Como pagar com QR code?

Não existe segredo para pagar com QR code. Entretanto, é importante entender um pouco mais sobre esse código. Ele funciona como um código de barras em imagem, conseguindo armazenar dados e informações criptografadas que permitem a realização do pagamento.

Além de serem muito úteis em pagamento, os QR codes podem ser encontrados em programas de televisão, em cardápios, entre outros lugares, tornando-se bastante funcional para diferentes funções.

Para pagar com QR code é necessário aproximar o código de uma maquininha de cartão de crédito ou outro método de pagamento – como smartphone. Normalmente, o celular escaneia o QR code da máquina e realiza o pagamento. Além disso, é importante habilitar o smartphone – e aplicativos – ao sistema de pagamento com o código.

Alguns negócios imprimem a nota fiscal já com o QR code para o consumidor pagar diretamente dali. Tudo pensado para gerar praticidade e segurança.

Quais os benefícios em pagar com QR code?

Atualmente, é possível citar inúmeras vantagens em pagar com QR code. Vantagens que, como já dito, vão além de facilidades para o consumidor, mas também para o varejo.

Abaixo, confira alguns dos maiores benefícios em pagar com QR code.

Segurança dos dados

Os QR codes armazenam os dados de forma extremamente segura, o que, consequentemente, garante a segurança de toda a transação. Assim, tanto o cliente quanto a empresa ficam despreocupados em relação ao roubo de dados e outros problemas que poderiam comprometer as informações pessoais do consumidor.

Varejistas que implementam o pagamento por QR code mostram mais do que apenas inovação e praticidade, mas também uma verdadeira preocupação com a segurança das informações de seus clientes.

Praticidade

É impossível falar sobre pagar com QR code e não falar em praticidade. O pagamento não exige nenhum tipo de contato e a transação é feita rapidamente, trazendo comodidade para os dois lados envolvidos. Para além de eficiente, o pagamento é excelente para quem tem pressa.

É possível escanear o QR code diretamente do celular, seja por mecanismos já integrados no aparelho ou com a ajuda de aplicativos específicos para isso. Além disso, muitos bancos disponibilizam a opção de transação com o código.

Melhor prazo de recebimento

Os varejistas podem contar com prazos menores de recebimento do pagamento. Isso porque, dependendo da empresa responsável, o valor pode cair em pouquíssimos minutos, senão na hora, em sua própria conta bancária, o que facilita as transações e diminui as burocracias.

Mais rápido, mais prático e menos burocrático.

Como o varejo se beneficia dessa prática?

Além de ser uma maneira de mostrar inovação e tecnologia, como já citado, o varejo se beneficia ao oferecer pagamentos com o código, por trazer conforto aos seus consumidores, além de garantir diferentes formas de pagamento. Assim, o cliente tem um leque de opções e pode optar por pagar com QR code, se for a melhor escolha para si.

Ainda, o índice de pagamento por QR code está subindo consideravelmente no país desde o início da pandemia, tornando-se, portanto, uma tendência importante de se observar com o passar dos meses. Afinal, estar por dentro das tendências é a melhor forma do varejo atrair o consumidor.

E para acompanhar as tendências do varejo conte com a Green Retail Solutions! Somos uma empresa especializada em estratégias para esse ramo, que vão desde à segurança, passando pelo design e chegando no varejo inteligente.

Ainda, a Green fornece soluções para sistemas de pagamento POS – suportes para tablets e celulares com segurança de alarmes.

Conheça essa e outras  soluções que a Green pode oferecer para o seu negócio! Entre em contato.