Como unir segurança e inovação no varejo?

3 de março de 2020 Segurança, Tecnologia, Varejo
Como unir segurança e inovação no varejo?

Mais do que um diferencial, um requisito: a capacidade de inovação no varejo se tornou um cuidado indispensável! Nesse processo, inteligência artificial, caixas sem operadores, telas interativas e gôndolas inteligentes já não representam mais o futuro do cenário varejista, e sim o presente!

No entanto, mesmo no varejo do futuro, uma demanda sempre existirá em todo o mercado: a segurança! Da mesma forma que a inovação, a proteção dos ativos é indispensável para a sobrevivência e o crescimento de qualquer negócio. E como um pode complementar o outro, diversas tendências vêm contribuindo decisivamente para a superação de desafios do setor, unindo inovação e segurança a partir de ferramentas e tecnologias em constante evolução!

Assim, além agregar uma nova experiência ao consumidor, combinar essas estratégias em um programa de prevenção de perdas gera altos retornos de investimento. E isso não é só presunção, viu? Grandes redes varejistas já conseguiram alcançar um índice de economia e redução de custos na faixa de milhões de reais, apenas implementando um sistema de controle de roubos, furtos e avarias.

Quer saber como garantir ambos os recursos em seu negócio? Conheça as principais ferramentas que promovem a segurança e inovação no varejo, otimizando as experiências de compra e a rentabilidade das vendas!

Soluções e tendências de segurança e inovação no varejo

  • Cabos, suportes e cadeados eletrônicos

Especialmente em pontos de venda de produtos com alto valor agregado, como o setor de eletroeletrônicos, é essencial contar com equipamentos e medidas de segurança que não comprometem a exposição, interação e experimentação dos itens.

Assim, cabos de segurança que mantém os aparelhos carregando, suportes magnéticos e cadeados eletrônicos são soluções cada vez mais utilizadas na demonstração de smartphones, smartwatches, câmeras digitais, notebooks e fones de ouvido, entre outros produtos eletrônicos.

Hoje há uma ampla variedade de equipamentos disponíveis no mercado, por isso é importante avaliar e escolher quais opções se adequam melhor aos níveis de proteção exigidos e às características de cada produto. Conheça 5 modelos de cadeados eletrônicos projetados para unir segurança e inovação no varejo!

  • Vigilância Eletrônica de Artigos (EAS)

Os dispositivos EAS combinam tecnologia eletromagnética, radiofrequência, sensores e detectores de metais, possibilitando novos modelos de etiquetas, tags, antenas e diferentes produtos altamente confiáveis para a proteção de seus produtos.

Em casos de tentativa de roubo e furto, esses dispositivos acionam um alarme sonoro e visual no momento em que os produtos são retirados da loja, com a detecção imediata por sensores eletrônicos instalados nas portas de saída.

  • Software de controle para varejo

Gerenciar todos os dispositivos e sistemas de segurança, bem como o resultado das ações de marketing e inovação no varejo pode parecer desafiante. Mas um software de controle adequado pode otimizar todo esse processo, oferecendo as informações necessárias para o acompanhamento e a gestão do seu PDV!

O SmartCircle, software de controle desenvolvido pela Green, por exemplo, foi especialmente projetado para os desafios da exposição de smartphones e tablets no PDV, apresentando medidas de segurança avançadas, além de poderosas ferramentas de marketing digital para moldar a experiência do cliente e coletar informações valiosas sobre como eles interagem com os produtos.

Com gerenciamento web dos aparelhos expostos e das interações, controle do planograma, controle de acesso às funções dos aparelhos, visualização do histórico de todos os eventos, monitoramento do nível de bateria dos dispositivos e alarme sonoro, o SmartCircle é a solução perfeita para gerenciar a segurança da loja.

Além disso, o software possibilita a exibição de campanhas, promoções, programas de fidelidade, e vídeos institucionais de forma simultânea ou personalizada em todos os aparelhos, garantindo maior interatividade e diferenciação para a exposição dos produtos no PDV.

  • Monitoramento de Televisão por Circuito Perdido (CCTV)

O monitoramento de CFTV é uma ferramenta de prevenção de perdas já amplamente utilizada no mercado. Porém, apesar de não ser uma novidade, essa tecnologia vem se transformando e agregando novas oportunidades para a segurança dos varejistas.

Sistemas ocultos e ao vivo estão sendo substituídos por modelos remotos, com centrais de monitoramento que conseguem ter uma visão completa de todos os alarmes, realizar rondas virtuais e acionar as autoridades imediatamente em caso de qualquer ocorrência.

Além disso, a análise das imagens já vem sendo utilizada inclusive como uma ferramenta de marketing, contribuindo com a compreensão do comportamento e da concentração de clientes dentro da loja, de forma a fundamentar melhores estratégias de organização e visual merchandising.

Bom, como você já sabe, inovar é preciso, mas assegurar o seu negócio também! E para isso, é importante contar com quem tem experiência e know-how na implementação de projetos adequados!

Especialistas em soluções de proteção e exposição de itens no ponto de vendas, nós oferecemos produtos e serviços completos, focados em melhorar a experiência de compra, a segurança e o potencial de inovação no varejo.

Conheça todo o nosso portfólio e entenda como podemos te ajudar a alavancar seus resultados de vendas e reduzir significativamente os riscos do seu negócio!