Design de varejo, mais do que layout, um canal de vendas

10 de agosto de 2023 Blog, Varejo

Um bom projeto de design de varejo contribui para que a experiência de compra seja boa e reflita em atração, venda, aderência à marca e manutenção do cliente

Quando o objetivo é melhorar as vendas de uma empresa, entender a importância do design de varejo é essencial. Já falamos sobre isso algum tempo atrás, apontando cinco boas dicas para que isso pudesse de fato acontecer. E, afinal de contas, o ponto de venda ainda é o principal lugar onde ocorrem as decisões de compra, então, é preciso que a sua loja esteja bem-organizada e seja atraente para que se promova obviamente uma boa experiência.

Nesse contexto, um design de varejo bem elaborado é capaz de impactar o cliente à primeira vista. Disso, não temos a menor dúvida, mas é preciso levar em consideração uma série de elementos da loja e conectá-los com uma identidade visual que valorize a sua marca e os seus produtos. 

Loja física versus loja digital: encantar é fundamental
Agora, temos uma dualidade. Há tempos o engajamento digital vem crescendo e preocupando as redes que têm forte atuação no varejo físico, no Brasil e em todo o mundo. Mais recentemente vimos uma grande aceleração desse engajamento, o que também trouxe desafios gigantes para o negócio. Apesar desse fenômeno irreversível, a ida às lojas não diminuiu. E os volumes de consumo também não.

O que está em plena transformação – e sempre estará – são os modelos de consumo e a relação dos consumidores com lojas e marcas. A experiência de compra precisa evoluir no mesmo ritmo ou, preferivelmente, ser mais rápida. O cenário exige que lojas e marcas sejam mais inspiradoras, atrativas e confiáveis. Definitivamente, preço é importante, mas não é tudo.

Para encantar o consumidor, boa publicidade, qualidade do produto e lindas embalagens também não são suficientes. A reformulação das lojas, o reposicionamento das marcas no varejo, a ampliação das ofertas e a melhoria dos serviços é fundamental e obrigatória.

Design de varejo deve proporcionar boa experiência

Assim, o design de varejo vem para contribuir para que a experiência de compra seja aprimorada e reflita em atração, venda, aderência à marca e manutenção do cliente. E de uma forma mais concreta, o design de varejo, em uma visão mais estratégica, é o grande aliado dos negócios que buscam melhorar imagem de marca, aumentar vendas, reduzir custos operacionais e fidelizar clientes.

Mas todo projeto deve partir de objetivos bem claros, inclusive de investimento (coloque no papel todos os detalhes para que não seja surpreendido de maneira indesejável). Parte deles já estão definidos no plano do cliente que, idealmente, é composto por diretrizes de diversas áreas, como marketing, comercial e trade marketing. Mas o design de varejo é uma atividade influenciada por muitos fatores, além do briefing. Ele tem vida própria e é mutante, a partir da sua concepção.

 

Entender cada ponto do projeto

Quando uma boa equipe começa a trabalhar no projeto de design de varejo, é capaz de identificar oportunidades que antes não estavam visíveis. São as subcamadas do projeto que, somadas à experiência e ao repertório dos profissionais envolvidos, são verdadeiros propulsores de valor e personalidade para o trabalho.

Com o plano em mãos, começam as etapas de imersão na marca-produto-ambiente, pesquisa, ideação, desenho, estudo de viabilidade técnica e financeira, prototipagem, produção, implementação e mensuração dos resultados. Vale ressaltar que, mesmo em projetos mais simples, o design de varejo é fundamental para garantir uma execução eficiente e uma implementação bem-sucedida.

Quem contrata os serviços de um especialista está automaticamente incorporando experiência, segurança, produtividade, tranquilidade e economia para o seu projeto. Na outra ponta, um bom projeto de design garante uma encantadora experiência de compra, aumenta a confiança dos clientes nas lojas e nas marcas e, comprovadamente, amplifica os resultados em vendas.

E então, qual é o seu ponto nessa história de design de varejo? Bora colocar a mão na massa?